Air Arabia supera expectativa com grande pedido de 120 aeronaves Airbus

A Air Arabia, a primeira e maior transportadora de baixo custo do Oriente Médio e do Norte da África, assinou um pedido firme para 120 aeronaves Airbus, compreendendo 73 A320neos, 27 A321neos e 20 A321XLRs. O acordo foi assinado no Dubai Airshow 2019, na presença do presidente da Air Arabia, Sheikh Abdullah Bin Mohammed Al Thani, Adel Al Ali, CEO da Air Arabia e Guillaume Faury, CEO da Airbus. A Air Arabia tem sede no emirado de Sharjah, adjacente a Dubai.

Adel Al Ali, CEO do Grupo Air Airia, disse: “A estratégia de crescimento da frota da Air Arábia sempre foi impulsionada pela demanda comercial e temos o prazer de anunciar hoje um dos maiores pedidos de aviões de corpo estreito (corredor único) da região para apoiar nossos planos de crescimento. Esse novo marco sustenta não apenas nossos sólidos fundamentos financeiros, mas também a força de nossa estratégia de crescimento multi-hub que adotamos ao longo dos anos, mantendo o foco na eficiência, desempenho e experiência dos passageiros”. Ele acrescentou: “A adição do A320neo, A321neo e A321XLR complementam nossa frota existente e nos permitem expandir nosso serviço para destinos mais distantes e novos, mantendo-nos fiéis ao nosso modelo de negócios de baixo custo. Estamos ansiosos para trabalhar com a Airbus e receber a primeira entrega. ”

Christian Scherer, diretor comercial da Airbus, disse: “Estamos muito satisfeitos em expandir nossa parceria com a Air Arabia, este é um grande endosso à Família A320neo, que permitirá à companhia aérea entrar em novos mercados. Estamos comprometidos em apoiar a rápida expansão da Air Arabia e da região ”

A Air Arabia é uma operadora de todos os Airbus com uma frota total de 54 aeronaves da Família A320, incluindo o A321LR. Todas as aeronaves terão uma cabine confortável de classe única com uma das reclinações de banco mais generosas da atualidade.

O A321XLR é o próximo passo evolutivo do A321LR, que responde às necessidades do mercado por ainda mais alcance e carga útil, criando mais valor para as companhias aéreas. A partir de 2023, entregará um Xtra Long Range sem precedentes de até 4.700nm – 15% a mais que o A321LR e 30% menor de queima de combustível por assento em comparação com as aeronaves concorrentes da geração anterior.

A família A320neo mais vendida oferece pelo menos 20% de queima de combustível e 50% menos ruído em comparação com as aeronaves da geração anterior, graças às mais recentes tecnologias, incluindo motores de nova geração e Sharklets. No final de outubro de 2019, a Família A320neo havia recebido mais de 7.000 pedidos firmes de mais de 110 clientes em todo o mundo.

A Embraer estava no jogo, mas acabou perdendo a disputa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias