Air Canada doa avião muito especial a um museu em celebração pelos seus 85 anos

Boeing 787-9

Em comemoração ao seu 85º aniversário, a companhia aérea Air Canada informa que doou hoje, 7 de setembro, sua aeronave histórica Lockheed L-10A Electra original para o Royal Aviation Museum de Winnipeg, no oeste do Canadá.

A aeronave icônica, o primeiro tipo de frota usado pela companhia aérea, fez sua “viagem” final ao taxiar do hangar da Air Canada no Aeroporto Internacional de Winnipeg para o Museu em uma cerimônia de entrega. O avião estará em exibição pública permanente como uma peça icônica da história da aviação.

A aeronave, registrada sob a matrícula CF-TCC, foi uma das três adquiridas pela antecessora da Air Canada, Trans-Canada Air Lines (TCA), em 1937. Até recentemente, era uma das duas únicas aeronaves Lockheed L10-A Electra ainda em condição de voo no mundo.

L10-A – Imagem: CNW Group / Air Canada

Batizado com o nome Electra de uma estrela brilhante no aglomerado estelar das Plêiades, o modelo 10A era o orgulho da fabricante Lockheed Aircraft Corporation. Na década de 1930, este monoplano bimotor todo em metal era a nova e excitante faceta da aviação comercial.

O comandante Murray Strom, vice-presidente sênior de operações de voo da Air Canada, comentou que não há preservação e comemoração mais adequada para uma das aeronaves originais da Air Canada do que ter o TCC em exibição permanente em Winnipeg, que era um dos hubs originais da TCA quando a companhia aérea iniciou suas operações em 1937, graças à sua localização central no país.

“O Canadá tem uma longa e rica história conectando canadenses de costa a costa que continua até hoje, e tudo começou 85 anos atrás com o Lockheed L-10A. Essa parte importante da história da aviação canadense estará disponível para os canadenses e entusiastas da aviação desfrutarem por muitos anos”, disse Strom.

O presidente e CEO do museu, Terry Slobodian, afirmou que é uma grande satisfação que o CF-TCC tenha “pousado” no Royal Aviation Museum e agora faça parte da coleção permanente.

“Esta aeronave tem vínculos com Winnipeg desde 1937 e com nosso museu em particular. Nosso museu estava anteriormente localizado no hangar original do TCA aqui em Winnipeg. O Lockheed Electra é uma imagem perfeita dos primeiros dias das viagens aéreas comerciais no Canadá. Somos gratos à Air Canada por seu apoio de longa data ao nosso museu e por nos confiar com este pedaço espetacular da história da aviação”, completou Slobodian.

A história do CF-TCC

O CF-TCC foi uma das três aeronaves L-10A compradas de fábrica pela Trans-Canada Air Lines. O tipo de aeronave L-10A operou o voo inaugural da TCA em 1 de setembro de 1937, uma viagem de 50 minutos de Vancouver a Seattle transportando correspondência e dois passageiros.

A TCA adquiriu a rota e duas aeronaves Lockheed L-10A da Canadian Airways, e no mesmo mês, comprou três aeronaves Lockheed L-10A adicionais, novas em folha, da fábrica da Lockheed por $ 73.000 cada. Essas aeronaves foram apelidadas de “Três Irmãs” e carregavam os registros CF-TCA, CF-TCB e CF-TCC.

A primeira aeronave, CF-TCA, está agora no Canadian Aviation and Space Museum em Ottawa. O CF-TCC voou pela última vez em 2018 e foi uma das duas aeronaves Lockheed L-10A Electra restantes ainda voando no mundo.

Após ser operado pela TCA de 1937 a 1939, o CF‐TCC foi vendido ao Department of Transport do Canada. Durante os 40 anos seguintes, a aeronave foi vendida várias vezes para várias empresas privadas e indivíduos.

Em 1962, o CF-TCC foi especialmente alugado pela TCA: seis dos pilotos originais da TCA operaram um voo comemorativo pelo Canadá por ocasião do 25º aniversário da empresa.

Em 1975, um funcionário aposentado da Air Canada reconheceu as antigas marcas desbotadas na aeronave enquanto ela participava de um show aéreo no Texas. A Air Canada então manteve o controle da aeronave até 1983, quando a companhia aérea a comprou de volta, restaurou-a e voou durante as comemorações do 50º aniversário em 1986. No final de uma turnê canadense de cinquenta paradas, o CF-TCC foi destaque no pavilhão da Air Canada durante a Expo 86 em Vancouver.

Desde 1986, a aeronave é mantida em condições de voo. Voluntários e apoio da comunidade de aviação em geral, inclusive da Manutenção e Operações de Voo da Air Canada, ao longo dos anos dedicaram milhares de horas de tempo pessoal e outras contribuições para manter o CF‐TCC voando por gerações.

Quando não estava voando, a aeronave ficava baseada no Western Canada Aviation Museum em Winnipeg, Manitoba, ou armazenada no hangar da Air Canada em Winnipeg.

Em 21 de setembro de 2007, foi recriado o primeiro voo da TCA de Vancouver para Seattle, marcando o 70º aniversário da Air Canada.

Em 2012, como parte das comemorações do 75º aniversário da Air Canada, o CF‐TCC fez vários shows aéreos e aparições públicas, apresentando a herança da Air Canada e a história da aviação comercial no Canadá.

Em 2017, para marcar o 80º aniversário da transportadora, o Lockheed 10A da Air Canada subiu aos céus para uma excursão pelo país, começando com uma aparição pública no Royal Aviation Museum em Winnipeg. Ao longo do caminho, a aeronave fez paradas em Vancouver, Calgary, Edmonton, Saskatoon, Regina, Winnipeg, Thunder Bay, Sudbury, Toronto, Ottawa, Halifax e Quebec City.

Agora, por ocasião do 85º aniversário da Air Canada, o Lockheed 10A da companhia aérea foi taxiado para o Museu pelos defensores e voluntários de longa data da aeronave, o comandante aposentado Robert Giguere, o comandante aposentado Gerry Norberg, o engenheiro de manutenção de aeronaves aposentado George Huntington e o engenheiro de manutenção de aeronaves da Air Canada Mike Clarkson.

Informações da Air Canada

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias