Início Empresas Aéreas

Air Dolomiti expandirá sua frota de jatos Embraer

Foto – DepositPhotos

A Air Dolomiti, a companhia aérea regional italiana do grupo Lufthansa, planeja expandir sua frota, rotas e frequências em 2024. A informação foi revelada pelo CEO, Steffen Harbarth, em uma entrevista ao Corriere della Sera publicada nesta quarta-feira (28), como informa o portal parceiro Aviacionline.

De acordo com o executivo, a companhia aérea opera atualmente 20 aviões, todos fabricados pela Embraer, e tem como objetivo “crescer para 25-26 aeronaves entre o final do próximo ano e o início de 2025”.

Essas novas aeronaves, acrescentou ele, serão utilizadas para aumentar as frequências nos principais hubs da Lufthansa, em Frankfurt e Munique, e “em algumas rotas que ainda estão abaixo dos níveis anteriores à COVID”. Além disso, a base da Air Dolomiti em Florença estaria conectada a Zurique, hub da Swiss, outro membro do Grupo Lufthansa.

Harbarth não esclareceu se essas aeronaves viriam de fora do grupo ou de dentro. No entanto, a Lufthansa CityLine ainda possui seis Embraer E190 em sua frota, todos de propriedade do grupo, de acordo com o Fleets Analyzer da Cirium, e os outros jatos E190-E1 têm sido passados da CityLine para a empresa nos últimos anos.

A outra operadora de Embraer do Grupo Lufthansa, a Austrian Airlines, também é proprietária de sua frota de 17 Embraer E195. No entanto, de acordo com os dados mais recentes na aplicação Diio Mi da Cirium, sua oferta de voos com Embraer no próximo verão seria significativamente maior (12% em ASKs, entre abril e setembro de 2024) do que no mesmo período de 2023.

Com sede em Verona, a Air Dolomiti desempenha um papel importante nas operações italianas do grupo. De todas as marcas gerenciadas pela Lufthansa, é a segunda em termos de assentos oferecidos de e para a Itália, ficando atrás apenas da Lufthansa, segundo a Cirium.

Harbarth declarou ao Corriere que este ano a Air Dolomiti terá oferecido 4 milhões de assentos em 39.000 voos, registrando 3 milhões de passageiros no período. A Air Dolomiti também realiza operações com suas aeronaves comercializadas exclusivamente como Lufthansa (com o código da companhia aérea LH), assim como a Lufthansa CityLine.

Embora a Air Dolomiti não publique dados financeiros trimestrais, em seu relatório financeiro de 2022 a Lufthansa comunicou um patrimônio líquido de 57 milhões de euros para a aérea italiana, bem como um lucro líquido de 2 milhões de euros.

Quanto a uma potencial cooperação com a ITA Airways, a companhia aérea estatal italiana da qual a Lufthansa planeja adquirir uma participação, Harbarth afirmou que qualquer movimento de integração, como alimentar o hub da ITA em Roma/Fiumicino, teria que aguardar a aprovação pela Comissão Europeia da compra pela Lufthansa antes mesmo de ser discutido.

Vale destacar que a CityLine está se transformando na City Airlines, que optou pelo Airbus A220, indicando que os jatos Embraer remanescentes deverão ser repassados para a Air Dolomiti. E por causa desta aérea italiana e da austríaca, a Embraer ainda tem portas abertas no Grupo Lufthansa:

Sair da versão mobile