Air Europa tenta pegar mais dinheiro da Iberia, mesmo com as negociações em ‘banho-maria’

Imagem: Air Europa

A administração do grupo Globalia e sua subsidiária aérea, Air Europa, deu mais uma reviravolta nas extensas negociações para sua venda, que mantêm com a Iberia e sua controladora, IAG. Juan José Hidalgo, presidente da Globalia estaria pedindo 125 milhões de euros adiantados à concorrente para concluir o processo de venda.

Conforme relatado pelo El Confidencial, a Iberia não está disposta a adiantar mais dinheiro para a Air Europa até receber a aprovação da Comissão Europeia. Além disso, a Iberia já pagou 75 milhões de euros no final do ano passado como penalização por não fechar o negócio a tempo e também um valor para continuar a negociar.

Essa demanda da Air Europa não seria viável, pois poderia ser entendida pelas autoridades europeias como um financiamento de concorrente para impedir que outras empresas tentassem a compra, para o qual Bruxelas poderia abrir um processo e rejeitar a operação como um todo.

Enquanto isso, as conversas entre as duas partes estão caminhando a curtos passos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias