Air France estaria avaliando compra de até US$ 3 bilhões em aviões Embraer E2

Embraer 190-E2 – Imagem: Embraer

Após decidir, na semana passada, se desfazer de suas aeronaves Bombardier CRJ-1000 e operar apenas com aviões Embraer E170 e E190, a subsidiária regional Hop! da Air France estaria negociando uma compra bilionária dos jatos da nova geração E2 da Embraer.

Quem afirma é o portal francês Les Echos, que diz ter informações de que as administrações da Air France e da Hop! engajaram-se em conversa com a Embraer para encomenda de 35 a 50 unidades do modelo E190-E2, o que representaria de 2 a 3 bilhões de dólares ao preço de tabela dos jatos.

Embora a Air France já opere o Airbus A220, concorrente dos Embraer E2 e certas faixas de número de assentos, o grupo Air France-KLM possui os jatos E2 na frota da regional KLM Cityhopper, portanto, tem conhecimento prático dos resultados operacionais do jato brasileiro.

Ainda segundo o Les Echos, a encomenda junto à Embraer ainda dependeria da aceitação pelas diferentes categorias de funcionários – pilotos, comissários e pessoal de terra – para as novas medidas de segurança e custos de contratação de um modelo diferente de avião. As negociações formais devem começar nos próximos dias para tentar chegar a um acordo, e a decisão final pode vir nos próximos meses.

A frota atual da Hop!, entre aviões ativos e ainda estocados, é composta de 15 jatos E170 e 19 E190, além dos 14 CRJ-1000 que serão retirados ao longo deste ano, perfazendo um total de 48 aeronaves.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias