Air France-KLM considera comprar TAP para combater a Lufthansa com a ITA

A mudança no tabuleiro europeu das companhias aéreas pode ter um novo componente com a proposta de expansão da Air France-KLM. O grupo franco-holandês está disposto a combater aos avanços de Lufthansa e IAG, dona da Iberia e da British Airways, no continente.

Segundo o jornal italiano Corriere Della Sera, a Air France-KLM não irá fazer nenhuma proposta pela ITA Airways no momento e portanto não disputará contra a oferta conjunta da Lufthansa e MSC, operadora de navios, pela companhia italiana.

O principal motivo é que não se pode fazer nenhuma aquisição ou movimento do tipo até pagar pelo menos 75% dos empréstimos feitos junto ao estado francês, e também existe uma cláusula similar do lado holandês. Limitada pela regra, a empresa apenas faria uma proposta à ITA no caso de a feita por Lufthansa e MSC não prospeerar.

No entanto, ainda assim há alternativas. Uma delas, sendo considerada, seria a aquisição de uma parte da portuguesa TAP. A empresa de Portugal foi reestatizada durante a pandemia, após o governo local recomprar as ações que David Neeleman possuía.

Nessa hipótese, Air France-KLM terão que apresentar muito mais do que o bolso ou então se contentar com um pedaço minoritário, já que o governo português não deu sinal de que pretende reprivatizar a empresa no médio prazo, mesmo após concluir o processo de reorganização.

Por fim, um plano C mais distante seria a Air Europa, que seria adquirida pela concorrente Iberia, através do IAG, mas a pandemia atrapalhou os planos. O negócio foi pausado, sem data para ser retomado e isso pode ser ruim para a Air Europa, que precisa de dinheiro urgentemente.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

United Airlines lança ferramenta que ajuda cadeirantes a encontrar voos que...

0
A United Airlines lançou uma nova ferramenta digital em seu aplicativo e no site que ajuda passageiros que usam cadeira de rodas