Air France-KLM declara interesse na privatização da TAP e está aberta a diversas opções

Divulgação – TAP

A Air France-KLM manifestou interesse em participar do processo de privatização da TAP Air Portugal e está aberta a várias opções que o governo português possa oferecer, incluindo a aquisição de uma participação minoritária. Esta informação foi divulgada por uma fonte familiarizada com as negociações.

De acordo com a Reuters, o governo de Portugal está finalizando consultas com potenciais interessados na TAP, que incluem, além da Air France-KLM, empresas como Lufthansa e IAG, proprietária da British Airways.

Estas consultas visam entender as propostas antes de concluir um plano de privatização. O Primeiro-Ministro Luís Montenegro, inicialmente favorável a uma privatização total, sinalizou em 9 de outubro que uma venda parcial era uma possibilidade.

Para a privatização ser efetivada, será necessária aprovação pelo parlamento, onde a principal oposição, os Socialistas, prometeram votar contra a venda de uma participação majoritária.

A fonte da Reuters afirmou que, “considerando que vários esquemas estão sendo explorados para a aprovação da privatização da TAP no parlamento, a Air France-KLM mantém-se aberta às várias opções e também está confortável com uma venda de participação minoritária”.

Em agosto, a Air France-KLM concluiu a aquisição de uma participação de 19,9% na companhia aérea escandinava SAS. Na TAP, seus ativos mais atraentes incluem conexões com o Brasil, países africanos de língua portuguesa e os Estados Unidos, a partir do hub em Lisboa.

No mês passado, foi relatado que o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, encontrou-se com o governo português para expressar formalmente o interesse da Lufthansa em adquirir uma participação de 19,9% na TAP, abaixo do limiar de 20% que exigiria aprovação da Comissão Europeia.

As companhias aéreas europeias defendem a consolidação como forma de enfrentar os crescentes custos operacionais, mas Bruxelas preocupa-se com a possível dominância dos três maiores grupos aéreos da Europa, mantendo uma postura cautelosa em relação a fusões.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

airplane flying in cloudy evening sky

Plataforma da IATA que ajuda aéreas a gerenciar o risco de...

0
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou um crescente interesse em sua plataforma Turbulence Aware, com seis novas