Início Acidentes e Incidentes

Air France ordena que seus voos façam desvio após pilotos verem “objeto luminoso” na rota

Imagem: Eric Salard / CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons

A Air France decidiu redirecionar voos que passam pelo Oriente Médio após pilotos avistarem um objeto luminoso e darem meia volta com o avião.

O incidente aconteceu neste domingo, 3 de novembro, com o voo AF934, que saiu de Paris e tinha como destino a Ilha de Madagascar. Durante o voo no espaço aéreo do Egito, pilotos avisaram um objeto luminoso vindo da direção do Mar Vermelho e decidiram dar meia-volta, temendo ser um míssil.

Como medida preventiva, a Air France ordenou que o voo AF814, de Paris para Nairóbi, no Quênia, também desse meia volta e retornasse para a capital francesa.

Outros três voos, em rotas para as Ilhas Maurício e a Ilha de Reunião, foram desviados, sobrevoando a Arábia Saudita e o Omã, tomando um percurso mais ao leste para não sobrevoar o Mar Vermelho e o Iêmen.

Existem suspeitas de que os pilotos teriam visto um míssil lançado por grupos terroristas na região, que pode ser dos Houthis, que recentemente têm atacado navios mercantis, e também de outros grupos terroristas árabes, como a ISIS, que em 2015 explodiu com uma bomba um Airbus A321 da aérea russa Metrojet, que tinha decolado da região do Sinai.

Este caso inclusive ficou conhecido por o Egito nunca ter esclarecido por completo o caso, que não tem relatório final divulgado, e nem ter afirmado diretamente que foi uma bomba. Apesar de as inteligências americana, britânica, israelense e russa apontarem para um caso clássico de terrorismo, o governo local teria encoberto evidências para não expor as próprias falhas de segurança e não diminuir o fluxo de turistas no país.

A Air France não detalhou ainda o que os pilotos relataram ter visto e nem por quanto tempo perdurará o desvio dos seus voos. Até o momento, autoridades egípcias não comentaram o caso.

Sair da versão mobile