Air India compra 93 aviões monomotores a hélice e com motor a diesel

Diuvlgação – Piper

A Piper Aircraft anunciou um novo acordo de frota com o Centro de Treinamento de Voo da Air India. A escola de aviação fez um pedido de 93 aeronaves Archer DX, com 31 pedidos firmes para entrega em 2025 e 62 opções adicionais para 2026 e 2027. As entregas estão programadas para começar no primeiro trimestre de 2025.

A decisão da Air India de adquirir as aeronaves Archer DX está alinhada com sua visão estratégica para apoiar sua recém-estabelecida escola de treinamento de voo na cidade de Amravati, Maharashtra, Índia.

Esta escola de treinamento de voo está prevista para se tornar a maior instalação de treinamento de aviação do Sul da Ásia. Este acordo também marca um passo significativo na contínua expansão global da frota da Piper Aircraft, especialmente no mercado asiático.

“É uma honra colaborar com a Piper Aircraft para trazer o Piper Archer DX para o nosso novo centro de treinamento”, disse Campbell Wilson, CEO e Diretor Executivo da Air India. “Este investimento destaca nosso compromisso em equipar nossos pilotos com ferramentas de treinamento de ponta. A adição dessas aeronaves permitirá que a Air India treine centenas de cadetes em nossos programas de piloto.”

“Estamos empolgados em dar as boas-vindas à Air India para a Piper Flight School Alliance“, afirmou John Calcagno, Presidente e CEO da Piper Aircraft. “Temos orgulho de apoiar instituições como a Air India, fornecendo aeronaves reconhecidas por sua confiabilidade e facilidade de uso, garantindo o sucesso da próxima geração de pilotos de linha aérea.”

Movido pelo motor diesel Continental CD-155, o Archer DX voa a uma velocidade de 114 nós (211 km/h) a 70% de potência, com consumo de apenas 5,8 galões por hora de querosene de aviação.

Os aviônicos G1000 são padrão e oferecem uma ótima combinação de baixa carga de trabalho e alta tecnologia. O interior especial para escolas de voo e a aeronave como um todo são projetados para suportar as exigências do treinamento de voo. O Archer DX oferece uma economia operacional competitiva com uma estrutura de aeronave comprovada, perfeita para organizações de treinamento de voo em todo o mundo.

O PA-28-181 Archer DX é parte da série de aeronaves PA-28 Cherokee fabricadas pela Piper. Desta grande família saíram as variantes Warrior, Archer e Arrow, sendo que no Brasil, com exceção da linha Archer, houve aviões feitos sob licença no país.

Estas aeronaves eram feitas sob licença da Neiva (posteriormente Embraer), sendo que da linhagem Cherokee foram feitos os EMB-710C Carioca (PA-28-235) e o EMB-721 Tupi/Carioquinha (PA-28-180). Já da série Warrior o PA-28-236 Dakota virou o EMB-710D Carioca, e a linhagem Arrow se transformou no EMB-711 Corisco. Todos estes modelos são ainda amplamente utilizados no Brasil, principalmente na formação de novos aviadores.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias