Início Empresas Aéreas

Air India encomenda mais de 8 centenas de motores CFM Leap

Avião Airbus A320neo Air India
Imagem: Divulgação / Airbus

A Air India fez um pedido à CFM International de mais de 800 motores LEAP para equipar sua nova frota de 210 Airbus A320/A321neo e 190 Boeing 737 MAX. Este importante acordo também inclui um contrato de serviço plurianual que cobrirá toda a frota de motores LEAP da companhia aérea, informa o Aviacionline.

Desde a chegada do primeiro Airbus A320ceo em 2002, a Air India conta com motores CFM para impulsionar suas operações. Em 2017, a empresa incorporou o novo Airbus A320neo equipado com motores LEAP-1A , que conta atualmente com uma frota de 27 aeronaves deste modelo.

Campbell Wilson, CEO e Diretor Administrativo da Air India, disse: “Estamos muito satisfeitos em celebrar com a CFM esta importante aliança que desempenhará um papel fundamental em nosso desenvolvimento futuro. A implementação em larga escala do mecanismo LEAP , bem como nosso contrato de serviço, nos permitirá otimizar nossas operações em termos de pegada ambiental e custo operacional, além de beneficiar nossos valiosos clientes”.

O Presidente e CEO da CFM International, Gaël Méheust, disse: “A confiança renovada da Air India é um marco importante na história da CFM. Este pedido reforça nossa presença na Índia e nos compromete a continuar apoiando o desenvolvimento da Air India com os melhores padrões CFM em termos de confiabilidade, eficiência e atendimento ao cliente”.

A família de motores LEAP acumulou mais de 33 milhões de horas de voo e 15 milhões de ciclos de voo, demonstrando sua robustez e desempenho excepcional. Essas conquistas foram alcançadas apesar das dificuldades e contratempos enfrentados por seu principal concorrente, a Pratt & Whitney.

A compra da nova frota de A320neo e 737 MAX faz pela empresa indiana parte de um plano de cinco anos destinado a expandir a rede e aumentar a frota após a aquisição da Air India pelo Tata Group no início de 2022. O novo investidor busca posicionar a Air India como a companhia aérea líder na região, em um mercado doméstico dominado por companhias de baixo custo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile