
A Air India está em negociações para adquirir aeronaves de fuselagem larga da Boeing e da Airbus, informou a Reuters. Segundo duas fontes, o pedido envolve entre 30 e 40 aeronaves, incluindo modelos Airbus A350 e Boeing 777X, e uma delas menciona que o número total de aviões pode chegar a 50.
A previsão é que o pedido seja revelado no Paris Air Show, que ocorrerá de 16 a 22 de junho de 2025, conforme noticiou o Aviacionline.
Os executivos da Air India ainda não comentaram, enquanto Airbus e Boeing também se recusaram a se manifestar. Este novo pedido complementará o pedido já existente de 470 aeronaves de ambos os fabricantes e outros cem modelos da Airbus, embora este último tenha sido principalmente para aeronaves de fuselagem estreita.
O acordo de corredor duplo visa modernizar a frota da companhia aérea para competir com seus rivais globais. A companhia aérea já tem encomendas de 50 Airbus A350s, 10 Boeing 777Xs e 20 787 Dreamliners.
Esse pedido potencial ocorre em um momento em que a demanda por viagens internacionais da Índia está crescendo, com projeções de aumento entre 15% e 20%, superando o crescimento das viagens domésticas.
A atual escassez na indústria aeronáutica tem afetado o fornecimento de motores, assentos de Primeira Classe e Classe Executiva, além de alguns componentes da fuselagem. Devido aos atrasos contínuos, a companhia aérea segue utilizando algumas aeronaves mais antigas e estendeu o plano de transformação de cinco anos do Tata Group para a Air India.
Leia mais: