Início Sem categoria

Air India oficializa pedido de mais 100 jatos Airbus, sendo dez A350 e 90 da família A320

O grupo Tata, proprietário da Air India, oficializou a encomenda de 10 aeronaves de grande porte A350 e 90 jatos de corredor único da família A320. Este pedido mais recente já está incluído no livro de encomendas da Airbus para 2024, somando-se às 40 A350 e 210 A320 já encomendadas em 2023, elevando o total de pedidos para 344 aeronaves. Até o momento, seis dos A350-900 já foram entregues.

Juntamente com as encomendas, a Air India também selecionou o pacote de serviços Flight Hour Services-Component (FHS-C) da Airbus para otimizar o desempenho e a confiabilidade da sua crescente frota A350. Este contrato reforça a posição da Airbus como a maior fornecedora de serviços de manutenção power-by-the-hour para o A350 no mundo.

Essas aquisições fazem parte do programa contínuo de modernização da frota da Air India. Natarajan Chandrasekaran, Presidente da Tata Sons e da Air India, destacou que com o crescimento dos passageiros indianos superando as médias globais, a melhoria na infraestrutura e o aumento das viagens internacionais por parte da população jovem e aspiracional, faz sentido para a Air India expandir além das 470 aeronaves encomendadas no ano anterior.

Este adicional de 100 aeronaves Airbus ajudará a posicionar a Air India no caminho para um crescimento maior, apoiando sua missão de se tornar uma companhia aérea de classe mundial conectando a Índia a todos os cantos do globo.

Guillaume Faury, CEO da Airbus, expressou satisfação ao ver a renovação da confiança da Air India na Airbus, com este novo pedido para as famílias A320 e A350. Ele reitera o compromisso de apoiar o plano de transformação “Vihaan.AI” da Air India sob a visão e liderança da Tata.

As operações do A350 pela Air India começaram em janeiro de 2024, marcando a introdução desta aeronave de fuselagem larga no mercado indiano. O A350 é reconhecido por ser uma aeronave moderna e eficiente, destacando-se na categoria de 300-410 assentos, com capacidades que variam de voos de curta a ultra-longa distância de até 9.700 milhas náuticas.

O A321neo, maior membro da família A320neo, oferece economia significativa de combustível e reduções de emissões de CO₂, além de conforto superior na cabine mais espaçosa para aeronaves de corredor único.

O FHS-C da Airbus fornecerá à Air India serviços de componentes totalmente integrados, incluindo estoque no local em Delhi, acesso a pools de peças sobressalentes regionais mutualizados da Airbus, além de serviços de reparo e engenharia para uma ampla gama de peças substituíveis.

Com níveis de serviço garantidos, a expertise em engenharia de componentes do FHS-C permitirá que a Air India maximize a disponibilidade de suas aeronaves e economize nos custos operacionais de manutenção.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile