A companhia aérea nacional da Coreia do Norte, Air Koryo, devolveu um dos seus dois Tupolev Tu-154 ao serviço ativo, tornando-se o último operador civil da aeronave soviética no mundo. O modelo, que foi usado por muitas companhias aéreas desde a sua introdução inicial no final da década de 1960, está agora a ser utilizado novamente em voos internacionais para Vladivostok, na Rússia.
Como informa o aeroTELEGRAPH, os voos com a identificação JS271/JS272, que vão da capital norte-coreana, Pyongyang, a Vladivostok e vice-versa, normalmente utilizam um Tupolev Tu-154, mas os dados do voo não estão disponíveis ao público como habitualmente. Serviços de rastreamento de voos como o Flightradar24 não mostram informações exatas sobre se o modelo antigo está realmente em uso.
No entanto, de acordo com o fornecedor de dados de aviação CH-Aviation, com base em imagens, foi confirmado que a aeronave com o número de registo P-552 voa nesta rota. Esta máquina específica tem uma longa história de 49 anos, não sendo o único exemplar na frota da Air Koryo.
Além do P-552, a companhia aérea também possui o P-561, de 42 anos. Ambas as aeronaves vintage estão equipadas com um total de 152 assentos – 16 na classe executiva e 136 na classe econômica.
O significado técnico e histórico do Tupolev Tu-154 não pode ser subestimado. O avião comercial de três motores foi construído em 1.026 unidades entre 1968 e 2013. Podia transportar até 180 passageiros e foi durante décadas uma parte essencial das frotas das companhias aéreas soviéticas e russas.
Desde que a Alrosa Airlines da Rússia desativou o seu último Tupolev Tu-154 no outono de 2020, a Air Koryo continuava a ser a última companhia aérea a ter este modelo de aeronave ativo para voos de passageiros civis, embora o modelo tenha permanecido por muitos anos sem voar.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.