Air Manas se torna a primeira companhia aérea da Ásia Central a ter um Airbus A220

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Air Manas, do Quirguistão, recebeu um novo Airbus A220-300. Com isso, tornou-se a primeira empresa da Ásia Central e da CEI (ou CIS em inglês) a ter o modelo, verificou o site Aviacionline. O A220 era destinado à russa Red Wings, que desistiu da aquisição em favor do jato russo Irkut MC 21-300.

A aeronave foi construída e fez seu primeiro voo em dezembro de 2019, possui o registro de fabricação MSN 55072 e será registrada como EX-22002. Possui configuração única de 145 assentos na classe econômica.

A Air Manas espera receber um segundo A220 até o final de 2021. Ambas as aeronaves serão operadas sob um contrato de leasing com a empresa russa State Transport Leasing Company (GTLK). Espera-se que a frota chegue a cinco A220 em 2023. A companhia quirguiz apresenta um novo desenho corporativo com esta nova aeronave, como parte de seus planos de expansão.

A companhia aérea suspendeu suas operações em março de 2020, quando operava apenas entre Bishkek (capital do país) e Osh (segunda maior cidade) com o Boeing 737-400 da Sepehran Airlines, com sede no Irã. Com esses A220, a Air Manas planeja retomar suas operações para destinos nacionais e da região, para então expandir suas operações no Leste Asiático e, no futuro, adicionar a Europa.

As tripulações e técnicos da Air Manas já estão em fase de conclusão do treinamento, nos Centros de Treinamento da Lufthansa em Frankfurt e Zurique.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias