Air Tractor atinge grande marco ao entregar 1.000º AT-802 a cliente brasileiro

Imagem: Air Tractor

A fabricante de aviões agrícolas Air Tractor, juntamente com representantes da Pratt & Whitney Canada, comemorou o milésimo modelo AT-802 fabricado e entregue. O revendedor da Air Tractor, Lane Aviation, vendeu o número de série 802A-1000 por meio de seu agente brasileiro Aero Globo Aeronaves. 

O avião, pintado nas cores da bandeira brasileira, amarelo, verde e azul, foi recentemente enviado de Olney, nos Estados Unidos, para sua nova casa no Grupo Moacir Smaniotto (GMS) Agronegócios, empresa agrícola familiar localizada em Sorriso, no Mato Grosso. 

Em um ano típico, a empresa GMS cultiva 44.700 hectares (110.456 acres) plantados com soja, milho e algodão. Seu novo AT-802A se junta a outro Air Tractor 502XP adquirido em 2019.

Imagem: Air Tractor

Na ocasião especial, após um almoço e comentários do presidente da Air Tractor, Jim Hirsch, Natanael Vaz e Anthony Rossi, da Pratt & Whitney Canada, foi apresentado uma placa comemorativa do marco. 

Percorremos um longo caminho com a série 802”, comentou Hirsch. “No início da década de 1990, quando os primeiros 802 foram construídos, nosso fundador, Leland Snow, olhou para o avião e comentou: Provavelmente construiremos 10 ou 12 desses. Bem, Leland ficaria muito satisfeito com sua distribuição mundial e sucesso hoje.

Era 1989 quando Leland Snow começou a projetar um avião monomotor de grande capacidade especificamente para combate a incêndios aéreos. Ele acreditava que teria um impacto positivo nessa indústria. Depois de mais de dois anos de projeto, modificação, certificação e fabricação, o primeiro avião-tanque monoposto AT-802A de produção saiu da fábrica em 1993 nas mãos ansiosas de Chuck Kemper, proprietário da Queen Bee Air Specialties em Rigby, Idaho.

Sam Kilpatrick, que trabalhou no protótipo e construiu os primeiros 802s, lembra: “Não sei se alguém realmente sabia o quão popular ele se tornaria. Se construíssemos um 802 em um mês ou dois, pensávamos que estávamos realmente fazendo algo, sabe? E nossa, agora fazemos isso em questão de dias.

Imagem: Air Tractor

O AT-502B foi o maior e mais vendido avião da empresa até o início do projeto AT-802. E o design e a produção dos primeiros 802 foram uma nova ordem de escala. Não demorou muito para que a Air Tractor produzisse o monoplace AT-802A para pulverização aérea agrícola. Como um avião agrícola de 3.028 litros, sua popularidade disparou com os aplicadores aéreos. Em 2011, 400 aviões AT-802A deixaram Olney, Texas, para trabalhar em todo o mundo. 

Em 2019, o número de série 802A-800 foi para sua nova casa em Roe, Arkansas. E em 2020 o número de série 802A-900 se juntou à frota da maior operadora agrícola da Austrália Ocidental, a Dunn Aviation.

Além de seu uso em aplicações agrícolas e de combate a incêndios, as aeronaves da série AT-802 trabalham em uma variedade de aplicações especializadas, desde limpeza de derramamento de óleo e transporte de combustível em áreas remotas até plantio de madeira, reflorestamento e erradicação de plantações de coca na América do Sul.

AT-802 – Imagem: Air Tractor

Informações da Air Tractor

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Pesquisa do ITA que aborda uso de drones sobre o mar...

0
O algoritmo desenvolvido durante os estudos pode contribuir nas ações de Força Aérea de Patrulha Marítima e de Reconhecimento Aeroespacial.