Airbus A220 que iria para a Rússia acaba se tornando o primeiro do tipo na frota da ITA

O primeiro jato regional de nova geração da ITA Airways está pronto. Ele carrega uma libré bastante simples, de apelo sustentável, e quase foi parar numa companhia aérea da Rússia. As primeiras fotos foram publicadas nas redes sociais, como mostra o tuite abaixo (esperar carregar).

A empresa italiana, que nasceu do que sobrou da Alitalia, embora tenha sido criada de maneira independente, tem um apelido interno de “ITA Airbus”, segundo o próprio CEO da companhia, Fabio Lazzerini, disse ao AEROIN durante a feira Farnborough em julho. O motivo da brincadeira com o nome oficial – ITA Airways – deve-se ao fato da empresa ter optado por comprar aviões novos apenas da fabricante europeia.

E como a empresa anunciou antes, serão 7 novos jatos Airbus A220-300, concorrente direto do avião brasileiro Embraer E195-E2. A configuração interna não foi revelada, mas a primeira unidade já está pronta, e num tom diferente. Ao invés do clássico, chamativo e bonito azul metálico, ele é todo branco, com uma pintura sustentável da empresa, alinhado com o objetivo de ter uma frota jovem e que polua menos.

O avião em si não iria para a empresa azurra, e sim para a Azimuth Airlines, da Rússia, que hoje está restrita a operar aviões russos e só voa com o Sukhoi Superjet, fabricado localmente. Sem poder receber aviões ocidentais após a invasão da Ucrânia, o jato ficou sem dono e foi adquirido pela ITA Airways, que quer acelerar a renovação da sua frota.

O avião está previsto para começar a voar já no próximo dia 16, com voos regulares de Roma para Genebra, Gênova, Munique, Nápoles e Zurique.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias