Airbus A319 chinês rejeita decolagem após passageiros ouvirem barulho estranho

lasta29, CC BY 2.0, via Wikimedia

Um voo da China Southern teve sete horas de atraso na última quinta-feira (9), após relatos de um ruído estranho durante a decolagem. O incidente foi relatado durante a decolagem do voo CZ-3488, que partiria de Lijiang para Guangzhou, operado por um Airbus A319 de matrícula B-6408.Conforme relato de testemunhas, o jato estava na pista, quando os pilotos foram forçados a abortar a decolagem.

O noticiário chinês Da Ji Yuan relata que o passageiro Netizen Fengwu, que estava no voo, relatou sobre um forte ruído enquanto o avião corria na pista, que pôde ser ouvido por todos a bordo. Em seguida, o avião teria balançado, antes dos pilotos interromperem a decolagem. Para os presentes, o barulho como se algo tivesse se desprendido da aeronave.

Ainda não houve confirmação pública do que teria acontecido de fato. Outro periódico chinês, o Xin Tang Ren, diz que os passageiros receberam uma comunicação da empresa aérea dizendo que o voo foi interrompido por questões climáticas, no entanto, o aeroporto de Lijiang teria respondido a passageiros dizendo que a aeronave teve problemas e isso levou ao atrao do voo.

Não há informações confirmada, no entanto, de que algo teria caído da aeronave, o que também seria uma situação muito incomum, embora não impossível.

SEGURANÇA – Importante observar que o procedimento de decolagem abortada faz parte das rotinas de segurança da aviação e é previsto no treinamento dos pilotos. Assim, sempre que algo anormal é notado na cabine, os tripulantes devem tomar decisões, que podem incluir a abortagem, dependendo da velocidade da aeronave. Mesmo que o avião tenha que decolar, existem rotinas de emergência, também treinadas, que asseguram um retorno em segurança.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Cerca de 20 pessoas se envolvem em pancadaria no saguão do...

0
Cerca de vinte pessoas tentaram interromper um processo de deportação de um homem curdo da França, resultando em uma briga generalizada no saguão do Aeroporto de Paris-Charles-de-Gaulle, na última quarta-feira, 27 de março.