Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma análise da Cirium, empresa global de análise de dados para aviação, revelou que o mundo ainda tem cerca de 30% da frota global de aeronaves de passageiros armazenada. Além disso, como as companhias aéreas foram forçadas a reduzir drasticamente o número de aeronaves em serviço, as que ainda voam estão operando significativamente menos horas.
Por exemplo, aeronaves de corpo estreito (“narrow body”) operaram apenas de seis a sete horas por dia no terceiro trimestre de 2020 em comparação com nove a 10 horas por dia no mesmo período do ano de 2019.
E, com os serviços domésticos e de curta distância dominando a retomada da aviação, o tipo de aeronave mais usado no mundo foi o Airbus A320 com a Cirium rastreando 6,07 milhões de voos ao longo de 2020. Outro dado interessante é que apenas 10% das aeronaves Airbus A320neo, a variante mais nova da família A320, ficaram paradas no período, com os demais 90% voando pelo mundo.
Em segundo na lista aparece a família Boeing 737 e depois os brasileiros E-Jets, da Embraer. Veja a lista total apurada pela Cirium, junto com a quantidade de voos rastreados no ano de 2020.
