Início Acidentes e Incidentes

Airbus A320 vindo do Uruguai a Guarulhos foi para Porto Alegre e veículos de emergência o seguiram ao pousar

O Airbus A320neo pousando em Porto Alegre, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Cameras Aeroporto Porto Alegre BrAmigos

Uma gravação feita no final da tarde da terça-feira, 26 de dezembro, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre (RS), mostra que um Airbus A320neo teve seu voo desviado para o terminal gaúcho e o pouso foi aguardado por veículos de emergência, que depois o seguiram até o pátio.

As cenas do vídeo a seguir foram registradas pelas câmeras ao vivo do canal “Cameras Aeroporto Porto Alegre BrAmigos” no YouTube. Foi possível ver o avião passando pela câmera principal ao pousar e, logo depois, pela câmera secundária no canto superior direito da tela, os veículos de emergência entrando na pista após a passagem do jato.

Por fim, a câmera principal mostrou a aeronave chegando ao pátio e os veículos de emergência seguindo a mesma:

Conforme as imagens acima, o voo em questão foi o AD-8781, da Azul Linhas Aéreas. Realizado com o A320neo de matrícula PR-YSN, o serviço partiu de Punta del Este, no Uruguai, às 17h05, com destino a Guarulhos, em São Paulo, mas um desvio foi iniciado não muito mais tarde.

Pouco depois das 17h30, quando mantendo 37 mil pés (11,28 km) de altitude, os pilotos iniciaram uma descida em direção ao aeroporto da capital do Rio Grande do Sul.

Dados do voo da ocorrência – Imagem: RadarBox

O pouso foi realizado quase uma hora após a decolagem, às 18h00, e as equipes de emergência realizaram o procedimento padrão de aguardar nas proximidades da pista e depois acompanhar o taxiamento da aeronave.

Em nota fornecida ao AEROIN, a Azul Linhas Aérea informou que o voo AD8781 precisou alternar para Porto Alegre por questões técnicas, que o pouso aconteceu com total segurança e os Clientes desembarcaram normalmente.

A companhia destacou também que os Clientes receberam toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile