Início Empresas Aéreas

Airbus A320neo da Azul teve dispositivo de evacuação acionado por engano hoje

Um Airbus A320neo da Azul enfrentou problemas nessa sexta-feira (06) em sua passagem pelo estado do Pará, após um acionamento indevido do dispositivo de evacuação de emergência da aeronave.

Escorregadeira de emergência inflada no A320neo da Azul

A aeronave envolvida foi o A320neo registrado sob a matrícula PR-YRN, que operou ao longo dessa tarde de Belém a Santarém, ambas no Pará, no voo de número AD4851, prosseguindo de volta de Santarém para a capital do estado no voo AD4852.

Segundo informações preliminares, durante sua curta passagem que duraria cerca de 45 minutos em Santarém, ocorreu o acionamento por engano da escorregadeira de emergência da porta dianteira, conforme você pôde ver na imagem acima que nos foi enviada por leitores, e a aeronave decolou com mais de uma hora de atraso.

Programação do PR-YNF, segundo o FlightRadar24

O acionamento da escorregadeira

Em circunstâncias normais, ou seja, se não ocorrer algum problema técnico que acione o dispositivo, a escorregadeira só é liberada e inflada se alguém abrir a porta da aeronave enquanto ela estiver no modo automático.

O modo automático é acionado pelos comissários da aeronave após o fechamento das portas para o voo, de forma que em qualquer situação de emergência a escorregadeira seja inflada rapidamente após a abertura da porta, para a evacuação dos passageiros. Assim, a porta só deve ser aberta após a desativação do modo automático na chegada ao terminal de desembarque.

A maior parte dos casos de acionamento indevido do dispositivo de evacuação acontece justamente nessa fase, em que a aeronave está prestes a encerrar seu voo e alguém acaba por abrir a porta antes da desativação do sistema.

Voo de translado

O Airbus A320neo PR-YNF está efetuando um voo de translado de Belém para a base da Azul em Viracopos no momento da publicação desta matéria, onde deve ser efetuada a reinstalação da escorregadeira.

O voo anterior de Santarém a Belém foi efetuado normalmente, exceto pelo fato de que passa a haver uma limitação no número de passageiros a bordo em função de uma saída de emergência ficar inoperante pela ausência da escorregadeira.

O voo de número AD9801 pode ser acompanhado em tempo real no FlightRadar24 através deste link, ou clicando sobre a imagem a seguir.

Voo do PR-YNF para Viracopos neste momento – Imagem: FlightRadar24

Sair da versão mobile