Airbus A320neo indicou porta de bagageiro aberta logo após partir de São José do Rio Preto a Recife e voo foi desviado

Imagem: AirNav Radar

Segundo relatório cadastrado no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), um Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas enfrentou um incidente que resultou em um desvio de rota e pouso de precaução no final da manhã do dia 15 de março de 2025.

O voo, que havia partido às 11h54 do Aeroporto Professor Eriberto Manoel Reino, em São José do Rio Preto, São Paulo, com destino a Recife, Pernambuco, feito pela aeronave de pintura rosa e matrícula PR-YRS, foi interrompido minutos após a decolagem devido a uma indicação de porta do bagageiro dianteiro aberta.

O momento da partida do A320neo em São José do Rio Preto foi gravado e publicado pelo canal “Rio Preto Aviation”, como mostrado no vídeo a seguir:

Segundo o relatório, após realizarem os procedimentos previstos, os pilotos tomaram a decisão de desviar o voo para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. O local é a principal base de voos e de manutenção da Azul.

Imagem: AirNav Radar

O pouso em Viracopos ocorreu sem intercorrências às 12:45. Após o pouso, a aeronave foi imediatamente entregue à equipe de manutenção para verificação do problema. O incidente foi classificado como “Falha ou Mau Funcionamento de Sistema/Componente (SCF-NP)”.

Após aproximadamente uma hora em solo em Campinas, a aeronave foi liberada para continuar sua jornada até Recife. Dados de plataformas de rastreamento de voos confirmam que o A320neo completou o trajeto sem novas intercorrências.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Instituto Tecnológico de Aeronáutica visita referências nacionais para fortalecer e atualizar...

0
Ambos centros de inovação visitados atuam no estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de startups em diferentes estágios de