Início Sem categoria

Airbus A321 XLR chegaria à América do Sul em 2025 com três companhias aéreas, todas elas chilenas

A Airbus revelou que durante o primeiro semestre de 2024 seria entregue o primeiro Airbus A321XLR, subvariante do A321neo com maior alcance. Embora na América Latina só chegaria em 2025 com três companhias aéreas, segundo detalha o Aviacionline.

Na América Latina, apenas três companhias aéreas com sede no Chile se tornaram clientes da A321XLR: JetSMART, SKY Airline e LATAM. Cada um tem objetivos de implantação diferentes para a aeronave.

A SKY, que será a primeira operadora do A321XLR na América Latina, encomendou dez unidades em dezembro de 2019, que serão recebidas a partir de 2025. A companhia aérea planeja lançá-los em rotas para Los Angeles e Toronto a partir de Lima. O escopo ampliado permitiria voos diretos de Santiago, no Chile, para cidades da Flórida e do Caribe, além de Rapa Nui.

A JetSMART, uma companhia aérea de ultrabaixo custo de propriedade da Indigo Partners, encomendou quatorze A321XLR em junho de 2019, que farão parte da estratégia da companhia aérea para alcançar 125 aeronaves Airbus A320neo, A321neo e XLR até 2029. O primeiro XLR da JetSMART seria recebido em 2025, implantando principalmente do Chile e Argentina para a Flórida, México e Caribe, com rotas potenciais do Peru para outros destinos da América do Norte.

A LATAM se juntou ao seleto grupo de futuros operadores no A321XLR, encomendando dez aeronaves em fevereiro de 2023, que serão entregues em 2025. O plano de implantar as aeronaves da Latam não está confirmado, mas uma possibilidade é baseá-las em Fortaleza, no Brasil, para criar um mini-hub entre a América do Sul e a Europa.

Por enquanto, clientes da Airbus, como Volaris, Azul ou Avianca, não demonstraram interesse no modelo. Embora a companhia aérea brasileira tenha maiores possibilidades de ordená-los para implantá-los em rotas transatlânticas para a Europa a partir de sua base em Recife (REC) e competir com a LATAM.

Além dos clientes sul-americanos, companhias aéreas de outras regiões planejam lançar novos destinos na América do Sul, aproveitando o alcance do A321XLR. A American Airlines e a United Airlines, que encomendaram 50 unidades cada para começar a ser entregues no segundo semestre de 2024, manifestaram interesse em implantar o A321XLR na América do Sul, além de rotas transatlânticas.

Para a United Airlines, isso fortaleceria seu principal hub em Houston com voos para destinos de menor demanda, como Bolívia, Paraguai, Uruguai e as regiões central e nordeste do Brasil, que atualmente são mal atendidas pela companhia aérea.

A American Airlines poderia sediá-los em Miami, a principal porta de entrada para os EUA a partir da América Latina, permitindo a retomada de rotas para Bolívia e Paraguai anteriormente operadas com jatos Boeing 757-200 aposentados. Eles também poderiam manter destinos sazonais durante todo o ano, como Montevidéu, e reconectar cidades secundárias no Brasil.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile