Início Mercado

Airbus A321F ganha mais seis encomendas impulsionadas pelas compras online

A Qantas Freight aumentará sua frota doméstica com seis aeronaves Airbus A321 para atender à crescente demanda de comércio eletrônico. Desde o início da pandemia, a divisão de frete da transportadora nacional australiana viu uma mudança radical nos volumes de carga, impulsionada em parte por uma mudança estrutural para compras online.

Os seis cargueiros A321, que devem chegar progressivamente entre o início do ano de 2024 e meados de 2026, substituirão a frota de cinco cargueiros Boeing 737 que estão chegando ao fim de sua vida econômica. Cada cargueiro A321 pode transportar 23 toneladas de carga, nove toneladas a mais do que os 737 mais antigos, e é cerca de 30% mais eficiente em termos de combustível por tonelada de carga transportada.

As aeronaves serão adquiridas no mercado aberto e convertidas de transporte de passageiros para carga, sujeito a negociações comerciais. A designação do modelo é A321P2F, que significa ‘Passenger to Freighter’. Este trabalho de conversão incluirá a remoção de assentos e a instalação de um sistema de manuseio de carga.

A Qantas atualmente possui três A321P2F e a substituição dos 737 cargueiros restantes por essas aeronaves mais novas simplificará a frota, trazendo eficiência extra em treinamento e manutenção.

A Qantas também está convertendo dois A330 widebody em cargueiros, um dos quais será usado na rede doméstica e continuará a complementar sua frota com aeronaves arrendadas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile