Airbus A330 da Azul vai até a pista, mas é levado de volta ao pátio após mensagem aos pilotos

O A330 na posição em que ficou parado por vários minutos, em cena do vídeo abaixo

A câmera ao vivo que mostra as operações do terceiro mais movimentado aeroporto do Brasil registrou, neste final de semana, o momento em que os pilotos de um Airbus A330 precisaram levá-lo de volta ao pátio quando já estavam prestes a decolar.

Conforme o vídeo abaixo, o avião envolvido no incidente foi o A330-200 registrado sob a matrícula PR-AIU, operado pela Azul Linhas Aéreas, no momento em que partiria do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), por volta das 13h30 no voo AD-2570.

Conforme as imagens e o áudio das comunicações na gravação acima, publicada pelo canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, o Airbus A330 se aproximava da cabeceira 33 de Viracopos e já tinha recebido autorização para decolar, quando um dos pilotos reportou ao controlador de tráfego aéreo que eles precisariam parar por 1 a 2 minutos ao lado da pista, pois receberam uma mensagem da aeronave.

Porém, a espera foi mais longa do que o previsto, e quase 4 minutos depois da parada, o piloto solicitou ao controlador o retorno para o pátio.

Após iniciar o deslocamento pela pista 33 conforme orientações do controlador, o piloto foi questionado se poderia dizer qual o motivo da necessidade de retorno, ao que ele respondeu que foi por uma mensagem de “flight controls”, ou seja, uma pane nos controles de voo, e que seria necessário realizar uma ação de manutenção.

A imagem a seguir, da plataforma RadarBox de rastreamento online, mostra a trajetória do Airbus A330-200 desde a saída do pátio até o ponto em que ficou parado e o posterior retorno:

Imagem: RadarBox

O PR-AIU não pôde voltar a ser escalado no voo em função da necessidade de manutenção, e mais tarde, por volta das 18h00, o A330-200 de matrícula PR-AIY partiu para realizar o AD-2570, chegando em Fortaleza às 21h00, com 4 horas e meia de atraso em relação ao horário normal do serviço.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias