Segundo Airbus A330 da FAB decola para fazer um voo de 8.200 km nesta segunda-feira

O segundo dos dois aviões do modelo Airbus A330-200 (futuro KC-30) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou às 8h40 da manhã desta segunda-feira (12), no horário de Brasília, para perfazer uma rota de mais de dez horas entre Dublin (Irlanda) e Victorville (EUA).

O roteiro é o mesmo feito pelo primeiro jato do tipo, entregue para a FAB em julho e refere-se a manutenções finais e conclusão de aspectos burocráticos de contrato, antes da entrega da aeronave aos militares brasileiros.

Esta segunda aeronave ainda está com a matrícula VP-BDV e registrada em nome da empresa de leasing Avolon. O repasse à FAB, por sua vez, está sendo coordenado pela Azul Linhas Aéreas, que venceu um processo licitatório em abril para fornecer os dois jatos à força, que os empregará em missões multi-propósito, incluindo transporte de cargas, tropas e reabastecimento em voo.

Como histórico, a aeronave tem número de série 1508 e apenas oito anos de idade, tendo sido fabricada em 2014 e entregue inicialmente à Avianca Colômbia como N508AV. Depois, foi repassada à Avianca Brasil (OceanAir), onde voou como PR-OCK até março de 2019, momento em que a companhia brasileira suspendeu operações e o avião acabou armazenado em Lourdes-Tarbes. Na Força Aérea, será registrado como FAB-2902.

O voo do Airbus A330 pode ser acompanhado em tempo real através de ferramentas de rastreamento de voos, como o FlightRadar24.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Programa militar americano para desenvolvimento de um gigante hidroavião pesado avança

0
A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA, mais conhecida por seu acrônimo DARPA, está trabalhando em um projeto