Airbus A330 da FAB decola pela primeira vez após pintura, mas seu destino não é o Brasil

Fotomontagem: FAB

Na manhã desta quarta-feira (13), as primeiras fotos do Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira, já com sua nova pintura, foram publicadas em primeira mão pelo AEROIN. Horas depois, a aeronave decolou rumo a Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, onde será feita a entrega da aeronave. Apenas no final deste mês é que a aeronave voará ao Brasil.

No momento em que essa publicação era escrita, o jato cruzava pelo território irlandês no sentido sudoeste.

Pelas plataformas de rastreamento de voos, pode-se observar que a aeronave ainda possui as marcas brasileiras PR-AIS (msn 1494) e voa com o código da Azul (AD-9840). Isso ocorre porque a aeronave ainda pertence à Azul, e será assim até que a parte burocrática seja concluída e o jato receba o registro FAB-2901.

A Força Aérea comprou essa aeronave da Azul Linhas Aéreas, empresa vencedora do processo licitatório 220004/CABW/2022, que buscava por dois jatos do modelo a fim de servir como aeronave de transporte multimissão. Toda a licitação foi conduzida pelo adido da FAB em Washington, nos Estados Unidos, de modo que a liquidação do contrato deve ocorrer em território americano.

A previsão de pouso em Fort Lauderdale é 23h30, na hora de Brasília. O voo podia ser acompanhado através das ferramentas de monitoramento, como Radarbox.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Ao transportarem 297 mil pessoas entre Brasil e EUA de janeiro...

0
Em janeiro e fevereiro de 2024, as companhias registraram 42% de crescimento no número de passageiros em voos entre Brasil e Estados Unidos.