Airbus A330 de exótica empresa paquistanesa é visto decolando do Rio de Janeiro

Um Airbus A330-200 nas raras cores da empresa aérea paquistanesa Serene Air e matrícula AP-BNG, decolou na quarta-feira (2) do Rio de Janeiro rumo à sua nova base operacional em Karachi. Uma foto da aeronave chegando ao seu destino final foi compartilhada, em primeira mão, no Twitter, pelo perfil do Plane Spotters Pakistan (PSPK).

Tal aeronave é a terceira do modelo Airbus A330-200 a se juntar à frota da empresa iniciante paquistanesa e esteve no Rio de Janeiro em armazenamento em meio à pandemia desde abril de 2020, segundo mostra o inventário do Planespotters. Nos meses subsequentes, a aeronave começou a ser preparada na TAP M&E para ser entregue ao Paquistão.

Curiosamente, no histórico da aeronave não há nenhuma passagem por empresas latino-americanas ou portuguesas, denotando que ela foi trazida ao Brasil exclusivamente para manutenção e entrega ao novo operador. Antes de passar para a Serene Air, o jato começou sua carreira na holandesa KLM e, mais recentemente, voou por um ano na AtlasGlobal, extinta empresa turca.

Segundo informações da plataforma RadarBox, a aeronave percorreu a rota Rio de Janeiro – Istambul – Karachi. Como é uma empresa com operação concentrada na Ásia e como Brasil e Paquistão não têm tradição em ligações aéreas entre si, a chance de ver essa aeronave novamente em nosso país é muito pequena, razão pela qual podemos considerar uma exótica aparição em terra brasilis.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

“Boeing precisa ser liderada por engenheiros para sair da crise”, diz...

0
A Boeing precisa ser liderada por engenheiros para conseguir sair de sua atual crise, afirmou Tim Clark, presidente da Emirates Airline