Início Acidentes e Incidentes

Airbus A330 enfrenta turbulência de céu claro e 11 passageiros têm ferimentos graves

Airbus A330-200 da Hawaiian – Imagem: JBabinski380, CC BY 2.0, via Wikimedia

Um Airbus A330 que estava realizando um voo regular de passageiros no último domingo (10), sobrevoou uma área de forte turbulência e o chacoalhar do avião causou ferimentos em diversas pessoas que estavam a bordo. O incidente envolveu uma aeronave da Hawaiian Airlines, de matrícula N393HA, quando realizando o voo HA-35 de Phoenix para Honolulu, com 278 passageiros e 10 tripulantes.

De acordo com informações obtidas pelo The Aviation Herald, a aeronave estava em descida para o Havaí, quando encontrou a forte turbulência, pegando de surpresa passageiros e tripulantes, além de danos na cabine do jato.

A aeronave continuou a descida e pousou com segurança na pista 04R do Aeroporto Internacional de Honolulu. Ao todo, 33 passageiros e 3 comissários de bordo sofreram ferimentos, dos quais 20 foram levados para hospitais, com 11 diagnosticados com ferimentos graves.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram a situação a bordo da aeronave após incidente, com passageiros e comissários cobertos de sangue, além dos danos causados a aeronave.

A Hawaiian Airlines informou que foram prestados cuidados médicos a vários passageiros e tripulantes, alguns dos quais foram rapidamente transportados para hospitais. Segundo a empresa, os sinais de cinto de segurança dos passageiros estavam acesos no momento do encontro de turbulência de “céu claro”, ocorrido cerca de 30 minutos antes do pouso. No entanto, houve um trecho de ar instável que pegou a tripulação de surpresa sem qualquer aviso prévio.

O Serviço Nacional de Meteorologia do Havaí disse que havia um aviso meteorológico publicado para tempestades no momento da turbulência, quando a aeronave possivelmente entrou em uma tempestade.

Testemunhas a bordo relataram que diversos passageiros não estavam com o cinto de segurança e foram levantados de seus assentos, vindo a bater no teto da cabine no momento da turbulência.

A ocorrência ilustra, na prática, os danos causados aos passageiros que não utilizam os cintos de segurança durante todo o voo, mesmo quando os avisos estão apagados. Vale destacar que turbulências são situações normais no dia-a-dia e afetam voos realizados por todo mundo. Essas ocasiões raramente resultam em algum risco para os passageiros e, geralmente, incidentes são consequência da não utilização correta do cinto.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Sair da versão mobile