Após dias de pintura e testes em solo, decolou hoje, 29 de outubro, o próximo avião presidencial francês, um jato que já voou na Avianca Brasil.
A informação foi divulgada com em primeira mão pelo AEROIN e pelo spotter Jean-Luc Bonnard (que também fotografou a aeronave) semanas atrás. O jato é o primeiro de dois que servirão à República Francesa, voando principalmente com o atual presidente Emmanuel Macron.
Na Avianca Brasil, o jato tinha a matrícula PR-OCG, sendo o segundo A330-200 recebido pela companhia direto da fábrica. O jato chegou a ficar estocando antes em Tarbes, já que a encomenda original da Avianca previa a entrega em 2015, mas devido à crise econômica no Brasil naquela época, seu recebimento foi postergado para 2017. Após o fim das operações da empresa, em 2019, o jato foi para a Bordeaux, onde ficou estocado até semanas atrás, antes de ser transladado novamente para Tarbes.
Durante o período da Avianca Brasil e até hoje, a aeronave esteve sob a responsabilidade da Synergy Aerospace com a matrícula N203SA. A Synergy parte do grupo dos irmãos Efromovich, que controlavam tanto a divisão brasileira da Avianca, como a colombiana.
Hoje, o jato fez o primeiro voo em Tarbes já com a pintura nova, embora ainda com a matrícula N203SA. A expectativa é que nas próximas semanas o outro A330, de registro N204SA (ex-PR-OCX), e que foi o primeiro A330 de passageiros recebido pela Avianca Brasil, decole também com a pintura presidencial francesa.
Ambos os jatos irão substituir os A340-200 que já estão no final da sua vida útil na Armée de L’Air (Força Aérea Francesa).