Início Acidentes e Incidentes

Airbus A330 faz primeiros testes de reabastecimento com o Boeing RC-135

Divulgação – USAF

A Real Força Aérea Australiana (RAAF) realizou testes de autorização para reabastecimento aéreo com duas aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Ao longo de quase um mês, um Airbus A330 KC-30A Multi-Role Tanker Transport da 33ª Esquadrilha da RAAF forneceu suporte de reabastecimento para um teste de reabastecimento aéreo envolvendo o Boeing RC-135 e o A-10C Warthog da USAF.

Realizados na Base da Força Aérea de Edwards, na Califórnia, o destacamento da RAAF trabalhou colaborativamente com o pessoal da base, em particular com a 418ª Esquadrilha de Testes de Voo (FLTS) da USAF, pertencente à 412ª Ala de Testes.

O Tenente de Voo Jordan Smith, piloto de teste qualificado para a atividade, afirmou que foram feitos quase 450 contatos entre ambas as aeronaves.

“Um total de 412 contatos foram realizados com sucesso entre o KC-30A e o RC-135 ao longo de oito sortidas“, disse o Tenente de Voo Smith. “O RC-135 funciona bem como receptor para o KC-30A, pois é relativamente estável na posição de contato, e a taxa de transferência de combustível é razoável para o seu tamanho.”

O A-10C Warthog é consideravelmente mais lento do que a maioria das aeronaves compatíveis com o KC-30A. No entanto, o KC-30A também se saiu bem em velocidades mais baixas, com 34 contatos bem-sucedidos em uma surtida.

Enquanto o KC-30A é um Airbus A330-200 de passageiros modificado para reabastecimento aéreo, o RC-135 é um avião de reconhecimento aéreo recheado de sensores para captar imagens, sons e vídeos do solo, coletando informações que são repassadas para o alto comando militar.

Ele é derivado do C-135 Stratoliner, que por sua vez surgiu do projeto 367-80 da Boeing, que também resultou no 707 de passageiros e no KC-135 Stratotanker de reabastecimento em voo.

Após a conclusão destes testes, o KC-30 poderá ser integrado em missões conjuntas da Austrália e EUA, aumentando a capacidade dos países aliados.

Pela Assessoria de Imprensa da RAAF

Sair da versão mobile