Airbus A330 MRTT é o primeiro do mundo certificado para reabastecimento aéreo automático

O A330 MRTT reabastecendo automaticamente outro A330 – Imagem: Airbus

O Airbus A330 MRTT tornou-se o primeiro avião-tanque do mundo a ser certificado para operações de reabastecimento ar-ar automático (A3R) à luz do dia após uma campanha bem-sucedida em colaboração com a Força Aérea da República de Cingapura (RSAF).

Certificada pelo Instituto Nacional Espanhol de Tecnologia Aeroespacial (INTA), esta capacidade faz parte do novo SMART MRTT desenvolvido pela Airbus. O sistema A3R não requer equipamento adicional na aeronave receptora e destina-se a reduzir a carga de trabalho do operador de reabastecimento aéreo (ARO), melhorar a segurança e otimizar a taxa de transferência de reabastecimento ar-ar (AAR) em condições operacionais para permitir a superioridade aérea.

Através da colaboração entre a Airbus e a RSAF para o desenvolvimento do SMART MRTT, um RSAF A330 MRTT participou do desenvolvimento, campanha de testes de voo e certificação do A3R. Além disso, foram desenvolvidos recursos de manutenção aprimorados, permitindo uma resolução mais rápida de tarefas no solo, ao mesmo tempo em que fornecem os meios para maximizar o uso eficiente de peças sobressalentes.

Imagem: Airbus
Imagem: Airbus

“A certificação da capacidade do A3R é resultado de uma jornada de sucesso iniciada em 2018 com o primeiro contato automatizado do mundo com um sistema de lança em uma operação conjunta com a Royal Australian Air Force (RAAF). Desde então, alcançamos mais “primeiros mundiais” aeronáuticos graças ao apoio de nossos clientes, especialmente com a participação chave de nosso parceiro RSAF, um cliente lançador e o primeiro operador a se beneficiar dessa capacidade revolucionária”, disse Jean-Brice Dumont, chefe de sistemas aéreos militares da Airbus Defence and Space.

O caminho para a evolução do A330 MRTT não para por aqui. A Airbus, por meio de sua subsidiária Airbus UpNext, lançou o Auto’Mate, um demonstrador que desenvolverá, adaptará, amadurecerá, integrará e avaliará tecnologias que permitem operações de Reabastecimento Ar-Ar de Ativos Autônomos (A4R) e Voo de Formação Autônomo (AF2).

O Auto’Mate se concentrará em automatizar as tarefas da aeronave receptora, o que requer um conjunto de novas tecnologias que são os pilares do demonstrador UpNext Auto’Mate.

Esses aspectos tecnológicos serão testados em voo durante 2023 com uma demonstração final de ponta a ponta em meados de 2024, usando em ambos os casos um A310 como avião-tanque plataforma de testes de reabastecimento e Drones Alvo DT-25 como aeronaves receptoras.

O conjunto de tecnologias desenvolvidas no demonstrador Airbus Auto’Mate permitirá um avanço disruptivo no nível de autonomia das atuais operações de Reabastecimento Ar-Ar (AAR), para reduzir a fadiga da tripulação e custos de treinamento, melhorar a segurança e eficiência, e Operações de reabastecimento ar-ar não tripulados (incluindo operações AAR não tripulados para não tripulados), uma capacidade altamente exigida para cenários de defesa futuros.

Informações da Airbus

Para mais informações da cobertura do AEROIN direto de Farnborough 2022, clique aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias