Pela primeira vez, um avião Airbus A330F pousou em Canoas, no Rio Grande do Sul, levando 50 toneladas de ajuda humanitária.
A aeronave é da Avianca Cargo, e voou do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas para a Base Aérea de Canoas (BACO) neste domingo (19), com ajuda humanitária recolhida por voluntários em parceria com o Governo Federal e com a GOLLOG, responsável logística e parte do Grupo Abra, que também controla a Avianca.
A maior parte desta carga era de medicamentos e marcou o primeiro pouso de um avião Airbus cargueiro na BACO, que está sendo usado como principal aeroporto de Porto Alegre, enquanto o Salgado Filho permanece alagado:
Mais um voo humanitário indo para o RS. Cargueiro da Avianca Cargo, em parceria com GOLLOG, decolou neste domingo (19) do Aeroporto de Viracopos com destino a Base Aérea de Canoas. O Airbus A330 leva 50 toneladas de insumos – a maior parte em medicamentos. pic.twitter.com/0xLv4FyVr5
— Ministério de Portos e Aeroportos (@mporoficial) May 19, 2024
Porém, o recorde de carga humanitária em um único voo para o Rio Grande do Sul ainda é da LATAM Cargo, que num voo recente levou 51 toneladas num Boeing 767F: