Início Empresas Aéreas

Airbus A330neo cor-de-rosa da Azul decola em teste na França; entrega se aproxima

Avião Airbus A330-900 A330neo Azul Linhas Aéreas Rosa
Imagem: Clément Alloing via Flickr

Decolou nesta sexta-feira (9), para um voo de testes de apenas 20 minutos, o Airbus A330-900neo da Azul Linhas Aéreas, que tem a matrícula provisória F-WTAM (msn 1952). O curto trajeto acontece poucos dias após o AEROIN publicar uma foto da mesma aeronave já despreservada dentro do hangar da Tarmac Aerosave em Lourdes-Tarbes, na França.

O voo indica que a entrega da aeronave está próxima. Como informaram fontes, pelo último cronograma da Azul, a expectativa da empresa era receber o avião em setembro, a tempo dele ser parte da campanha do “Outubro Rosa”, contra o câncer de mama. Lembrando que a aeronave tem uma pintura cor-de-rosa e que a empresa Azul levanta a bandeira da campanha há muitos anos.

Por ter ficado parada por vários meses parada, a aeronave teve que ser despreservada, isto é, os mecânicos e engenheiros da empresa de manutenção removem todas as proteções (motor, APU, pitot, portas, etc.) e fazer uma série de verificações, antes de liberarem a aeronave para o voo novamente.

Apesar de já ter quase três anos de idade, esse avião jamais voou comercialmente, uma vez que a Azul postergou seu traslado ao Brasil por conta da pandemia e optou por mantê-lo estocado na França.

A imagem abaixo foi capturada da plataforma FlightRadar24 e mostra o curto voo do A330neo nesta sexta-feira. (Nota: embora a plataforma indique o modelo como sendo um A320, trata-se do A330neo da Azul)

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.