Airbus A330neo: Foto mostra o maior avião cor-de-rosa da Azul despreservado no hangar

Imagem: Young Spotter, via YouTube

Depois de passar a maior parte de sua vida até aqui parado em diferentes locais de preservação, o Airbus A330-900neo de futura matrícula brasileira PR-ANV (atual F-WTAM, msn 1952) deve finalmente ser entregue à Azul Linhas Aéreas. Inconfundível por suas cores, esse será o maior avião cor-de-rosa da frota da companhia aérea brasileira.

Em maio, o AEROIN antecipou, com base em fontes próximas da empresa, que a Azul pretendia trazer a aeronave a tempo do “Outubro Rosa”, quando acontece a mobilização global em prol da prevenção e combate ao câncer de mama, e para a qual a empresa tradicionalmente colore suas aeronaves.

E talvez dê tempo, já que a aeronave encontra-se despreservada dentro de um hangar da Tarmac Aerosave em Lourdes-Tarbes, na França, como mostra a foto abaixo. Isso significa que o Airbus A330neo teve removidas todas as proteções, que são colocadas quando um avião é colocado em estacionamento de longo prazo, e está sendo preparado para voar novamente.

Foto: Autor Desconhecido

Apesar de já ter quase três anos de idade, esse avião jamais voou comercialmente, uma vez que a Azul postergou seu traslado ao Brasil por conta da pandemia e optou por mantê-lo estocado na França após ter concluído, em janeiro deste ano, o chamado “Voo de Aceitação do Cliente” (voo em que estão a bordo técnicos da fabricante e do cliente para avaliar as condições da aeronave antes da entrega).

Atualmente, a frota da Azul contabiliza 12 aeronaves Airbus A330, já contando o PR-ANV (desta matéria). Seu retorno às operações se alinha com a retomada da demanda por viagens internacionais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias