Airbus A340 que estavam ‘fora de combate’ serão ressuscitados por uma companhia de Malta

A Airhub Airlines, sediada em Malta, vai adicionar 11 aeronaves à sua frota, incluindo três a serem convertidas em cargueiros, até o verão de 2022. A empresa é especializada no aluguel de aeronaves no modelo ACMI, fretamentos de passageiros e cargas, gerenciamento de aeronaves, treinamento em aviação, recrutamento e serviços de MRO.

Para cumprir sua missão corporativa, a empresa tem se concentrado em adquirir aeronaves de vários tamanhos, entre elas alguns A340, um modelo já obsoleto no transporte regular de passageiros, mas que ainda parece ter apelo em operações especiais como a sua.

“Esperamos ter três A340 adicionais na configuração Zero LOPA (interiores das aeronaves removidos), dois A330 e seis 737-800, até o verão de 2022. A configuração do A330 dependerá da dinâmica do mercado”, disse o vice-presidente comercial, Husam Kharoufah, em um comunicado.

A expansão da frota segue o início dos voos do segundo A340-300, em novembro. A aeronave foi convertida de configuração de passageiros para cargueiro para implantação em rotas de carga de longa distância entre Ásia, Europa, Oriente Médio e América Latina. A aeronave convertida tem capacidade para até 56 toneladas de carga.

“A indução de um segundo A340 na configuração Zero LOPA oferecerá aos nossos clientes capacidade adicional para acomodar a demanda de carga, que não mostra sinais de desaceleração”, explicou Kharoufah. “Além disso, a Airhub Aviation está nos últimos estágios para obter a isenção da FAA para transportar carga em nossa cabine de/para os EUA – um dos maiores mercados do mundo. Isso permitirá que nossos clientes atendam às suas necessidades e explorem novas oportunidades”, acrescentou.

Um dos A340 que se juntarão à frota da empresa maltesa voou antes na afegã Kam Air.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias