Airbus A350 da ITA e esquadrilha italiana voam juntos em tributo a Enzo Ferrari

Imagem: Força Aérea da Itália

A companhia aérea italiana ITA Airways realizou um bonito sobrevoo no último domingo (11) sobre o Autódromo Nacional de Monza, juntamente com a Frece Tricolori, equipe de demonstração acrobática da Força Aérea Italiana. O motivo para o voo conjunto no Grande Prêmio de Monza da Fórmula 1 foi mais que especial: a companhia batizou seu novo Airbus A350-900 de Enzo Ferrari, pai e fundador da Scuderia e da fábrica de automóveis mais famosa do mundo.

Durante o hino nacional italiano, pouco antes da largada dos carros da competição, os olhos dos espectadores se voltaram aos céus, onde o grande jato era acompanhado por 9 caças Aermacchi MB-339, que soltavam fumaça nas cores da bandeira nacional. Veja os vídeos abaixo:

De acordo com a ITA Airways, essa foi a primeira vez que a principal transportadora nacional esteve presente no Grande Prêmio da Itália, além de uma ocasião única para o Frecce Tricolori se apresentar com um avião comercial.

Movido a combustível sustentável contendo 20% de componente biogênico, o Airbus A350 registrado sob a matrícula EI-IFF decolou do Aeroporto Internacional de Roma e realizou os sobrevoos no local da prova, antes de retornar à capital italiana.

Um fato que chama a atenção é que, na verdade, a aeronave que foi utilizada no sobrevoo é originalmente batizada de Enzo Bearzot, um ícone futebolista e treinador italiano. No entanto, para a homenagem, a aeronave foi renomeada provisoriamente para Enzo Ferrari através de um adesivo colado na fuselagem.

A aeronave que aparentemente deve receber o nome de Enzo Ferrari é a de matrícula EI-IFE, e ainda será entregue à companhia. De acordo com a ITA, o nome será escrito em um fundo vermelho. Este detalhe vermelho único distingue esta aeronave de todas as outras da frota da Companhia.

O Airbus A350 da ITA Airways dedicado a Enzo Ferrari no Grande Prêmio da Itália se junta às outras três aeronaves da empresa dedicada a pilotos ilustres do automobilismo que escreveram a história do automobilismo italiano – nomeadamente o A330 (EI-EJP) com o nome de Tazio Nuvolari, e dois Airbus A319 com o nome de Alberto Ascari (EI-IMV) e Michele Alboreto (EI-IMW).

Além disso, todas as quatro aeronaves apresentam na fuselagem o logotipo comemorativo “Monza 100” do Autódromo de Monza.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Após pouso duro e 1 mês fora de serviço, Boeing 747...

0
Felizmente para a companhia aérea e para os que admiram os Boeings 747, o equipamento pôde ganhar os céus novamente.