Airbus A350 da Latam decola com sucesso de pista de apenas 1.720 metros

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

No sábado, 30 de janeiro, um jato intercontinental do modelo Airbus A350-900 XWB da Latam Brasil, matriculado PR-XTK, partiu de São Carlos, no interior paulista, para Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, para um voo de traslado que tinha todas as características de uma operação comum, exceto por um motivo.

Além de ter sido a menor pista já usada por um Airbus A350 da Latam, é possível que tenha sido a menor já usada por um avião do modelo no mundo, uma vez que não há registros na imprensa ou publicações da Airbus sobre uma operação numa pista mais curta.

Por sua vez, a pista de São Carlos tem apenas 1.720 metros de comprimento por 45 metros de largura e, até então, os maiores jato que tinham decolado dali eram os A330-200 da própria Latam. Os jatos visitavam São Carlos com frequência para realizar manutenções pesadas, assim como os Boeings 767-300ER e os aviões da família A320.

Em São Carlos

O PR-XTK foi o primeiro A350 também a pousar em São Carlos, em outubro de 2020, seguido pelo PR-XTJ, outro jato do mesmo modelo. Os aviões foram levados para o interior em meio à crise do coronavírus e à parada em massa de aeronaves ao redor do mundo.

Na cidade do interior paulista está localizado um dos Centros de Manutenção da Latam e manter as aeronaves ali paradas é menos custoso do que num aeroporto como Guarulhos ou Belo Horizonte, por exemplo.

A estadia em São Carlos não foi tão longa, no entanto, e ambos já voltaram para Confins. Isso porque, segundo dados do FlightRadar24, também o PR-XTJ foi trasladado, no sábado, 6 de fevereiro, após um voo de 45 minutos, como mostra a evidência abaixo.

Com a aeronave sem passageiros e com um mínimo de combustível para cumprir um voo muito aquém de sua capacidade, foi fácil decolar o A350 de uma pista tão curta.

PR-XTJ em voo para Confins – Flightradar24
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias