Airbus A350: Surge a primeira foto do maior avião da história da Azul e seu nome de batismo

EXCLUSIVO – O primeiro Airbus A350 da Azul Linhas Aéreas está ficando pronto e o AEROIN mostra em primeira mão uma foto da aeronave já pintada. Como reportado nos últimos meses, a Azul finalmente vai receber o A350, após inicialmente ter desistido de uma encomenda do modelo anos atrás.

Naquele momento, a companhia brasileira focou em adquirir os Airbus A330-900neo, fazendo com que os A350 já encomendados fossem repassados para a companhia aérea chinesa Hainan Airlines, que era uma acionista da Azul na época e já tinha outros A350 encomendados diretamente à Airbus.

De lá para cá, muita coisa mudou. A Hainan retirou-se da Azul enquanto enfrentava uma crise financeira e, com a pandemia do coronavírus, a companhia asiática viu sua derrocada, que levou os jatos A350 a serem retirados de operação. Eis que alguns deles, que operavam na Hong Kong Airlines (do grupo Hainan), estão agora vindo para a empresa paulista.

Foto cedida ao AEROIN – Reprodução não autorizada sem autorização do autor

O primeiro pintado

O Airbus A350 voltou aos planos da Azul no ano passado, com vistas a uma atualização de frota e aumento de capacidade, já que esta será a maior aeronave da história da empresa. E, enquanto a empresa trabalha junto à ANAC para incluir o modelo em seu certificado de operador aéreo, do outro lado do mundo os dois primeiros exemplares são preparados.

Desta forma, após muita expectativa, o primeiro A350-900, batizado de “50 também é Azul”, já está pronto nas oficinas de manutenção em Abu Dhabi, ostentando a pintura completa da companhia brasileira.

Segundo informações (a confirmar), esta aeronave é o msn 168 (F-WTAO), que passou dois anos no aeroporto de Lourdes-Tarbes (França) e, em junho de 2022, foi levado a Abu Dhabi para ser pintado. Não há confirmação pública sobre qual matrícula será usada no Brasil.

O jato deve chegar ao Brasil nas próximas semanas (a previsão inicial era setembro), realizando inicialmente voos domésticos de certificação para destinos como Belém, Manaus, Recife e Fortaleza. O primeiro destino internacional, segundo fontes, deverá ser Orlando, na Flórida, ainda no final do ano, já com a Azul operando no novo terminal C, onde também irá operar a concorrente Gol Linhas Aéreas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias