Início Acidentes e Incidentes

Airbus A380 da Emirates precisa de ajuda dos bombeiros devido a pouso com fumaça nas rodas

Um Airbus A380 da Emirates precisou de ajuda das equipes dos bombeiros do Aeroporto de Birmingham, no Reino Unido, após relatos de fumaça no trem de pouso. O voo, proveniente de Dubai, chegou ao terminal britânico por volta das 12h30 de 4 de julho de 2023.

Um passageiro do avião contou ao Birmingham Live que, assim que o A380 pousou, o avião parou e os bombeiros se aproximaram da aeronave. Os passageiros foram instruídos a ficar dentro do avião e ficaram presos a bordo por mais de uma hora.

Segundo uma fonte próxima ao aeroporto, “houve um problema com os freios do A380. Parece dramático, mas os passageiros a bordo estavam seguros o tempo todo, embora incomodados”.

Uma declaração da Emirates informou que assim que o avião desocupou a pista ele foi atendido pelos serviços de emergência e técnicos de manutenção e que “um problema técnico foi identificado, os motores foram desligados por precaução e a aeronave foi rebocada para uma posição remota”. Os passageiros e tripulantes seguiram a um desembarque seguro.

Nas imagens (abaixo, esperar carregar), pode-se ver a aeronave aproximando-se, normalmente, com um pequeno indício de fumaça no trem de pouso. Após uma inspeção detalhada, o A380 foi devolvido ao serviço, mas o voo de Birmingham para Dubai partiu após o atraso de duas horas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile