Início Indústria Aeronáutica

Airbus agenda o primeiro voo do A321 XLR para a próxima semana

O primeiro voo do novo Airbus A321 XLR está marcado para a próxima quarta-feira, 15 de junho, anunciou hoje o fabricante europeu. A operação, que está sujeita às condições climáticas, será realizada a partir da planta do Aeroporto de Hamburgo-Finkenwerder, informou o site Aviacionline. O teste ocorre com um atraso de cerca de 20 dias ante a data originalmente planejada.

Nas últimas semanas, a empresa trabalhou na construção e instalação dos equipamentos de teste necessários para a primeira decolagem do modelo. A Airbus havia anunciado que a aeronave, com número de série 11000, seria entregue à equipe de testes “em muito pouco tempo”.

Por outro lado, foram realizados testes rotineiros em solo para iniciar os programas de voo e certificação da aeronave. A empresa espera que o A321 XLR (acrônimo para eXtra Long Range) conclua o processo durante o segundo semestre deste ano e inicie as operações comerciais em 2023.

Segundo a Airbus, o modelo tem autonomia de até 8.700 km. Os sharklets, nas pontas das asas, que melhoram a aerodinâmica, e o motor mais eficiente, permitem uma redução de até 20% no consumo de combustível por assento. Além disso, sua pegada acústica é até 50% menor em comparação com outras aeronaves do segmento.

Devido a essas características, é um modelo atraente para as operadoras do mercado do Atlântico Norte. American Airlines, United Airlines, JetBlue, Air Canada, Aer Lingus e Iberia vão operar o modelo. Por outro lado, as empresas Middle East Airlines (cliente de lançamento), Flynas, Saudia e Air Arabia pretendem ampliar sua presença no Sudeste Asiático e na África com as novas aeronaves. A indiana IndiGo planeja oferecer serviços para a Europa. 

Na América Latina, JetSMART e SKY Airline serão seus primeiros clientes. As companhias de baixo custo planejam usar o A321 XLR para voos para os Estados Unidos, México e Caribe da Argentina, Chile e Peru.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile