Airbus ainda pensa se fará um A220 maior, que poderia até “matar” o A320neo

Imagem: Airbus

A Airbus está avaliando a possibilidade de lançar uma versão ampliada do A220, segundo externou Guillaume Faury, CEO da fabricante, durante a apresentação dos resultados anuais na quinta-feira (16). “O A220-500 ainda está em discussão com companhias aéreas e empresas de leasing”, disse Faury.

Christian Scherer, Diretor de Vendas da Airbus, já havia indicado há dois anos que a versão mais longa não era uma questão de “se”, mas de “quando” seria lançada. Agora, Faury confirmou que estão analisando todas as possibilidades e a arquitetura do dispositivo, mas ainda não há uma decisão tomada sobre prosseguir com o projeto.

A ideia de uma versão longa já estava na prancheta quando a Bombardier desenvolveu o CSeries, mas foi adiada devido ao atraso na produção do CS100 e CS300, antes da venda para a Airbus. Além disso, a Air France-KLM já havia expressado interesse pela versão longa, já que a Air France já opera com o A220-300.

Uma possível entrada do A220-500 no mercado pode representar uma concorrência direta ao A320neo, pois ambas as aeronaves possuiriam aproximadamente o mesmo tamanho. A Airbus, então, deverá tomar uma decisão estratégica para decidir qual projeto tem mais chances de sucesso.

Esse mesmo movimento já foi observado pela Airbus antes, quando viu seu Airbus A319neo angariar pouquíssimas encomendas, vendo que as empresas aéreas estavam preferindo comprar o A220-300, esse sim um sucesso de vendas até aqui.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de