Airbus anota 401 pedidos de aviões em julho, mas entregas perdem fôlego por falta de peças

A Airbus reportou nesta segunda-feira, 8 de agosto, a atualização de sua carteira de pedidos e entregas após o fechamento do mês de julho. No total, foram enviados aos clientes apenas 46 aviões em julho para 30 clientes, abaixo dos 60 do mês anterior, devido à escassez de suprimentos. Por outro lado, a fabricante europeia confirmou um grande pedido da China.

Durante os primeiros sete meses do ano, a Airbus entregou um total líquido (já descontando os cancelamentos) de 343 aviões para 62 clientes. Os números para o ano, no entanto, mudam. Por conta dos problemas com o fornecimento de peças e partes, a empresa diminuiu sua expectativa de entregas, baixando de 720 para 700 unidades.

Do lado das encomendas, destaca-se o grande pedido de quase 300 aviões de companhias aéreas estatais na China. A fabricante também contabilizou pedidos menores de empresas de várias partes do mundo durante o Farnborough Air Show. Um destes envolveu uma encomenda de aeronaves A321neo e XLR da Latam Airlines.

Apenas em julho, foram 401 aviões encomendados. No ano, a Airbus vendeu 843.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias