Airbus anuncia enorme encomenda de quase 300 aviões para quatro aéreas chinesas

A fabricante europeia Airbus acabou de anunciar uma grande encomenda de quase três centenas de aviões para companhias aéreas chinesas.

Em nota oficial, a fabricante afirmou que foi firmado um acordo com as empresas Air China, China Eastern, China Southern e Shenzen Airlines para 292 aviões da família A320, que incluem o A319, A320 e A321. Esta é a primeira compra de grande porte feita por empresas chinesas após o início da pandemia, que teve o seu epicentro inicial no país asiático.

Não foi detalhado quantas unidades de cada modelo, nem como será a divisão entre as empresas, mas se espera que todos sejam das variantes Neo, com novo motor, que já operam nas empresas citadas.

Atualmente, a Airbus domina o mercado de jatos comerciais corredor único na China, apesar da Boeing ter maior presença dado uma quantidade maior de aviões de dois corredores.

Por sua vez, são 2.070 aviões da fabricante europeia no país, além de ter uma fábrica em Tianjin, onde são montados jatos da família A320 e também possui uma linha de finalização da família A330. Outra presença da Airbus é com sua divisão de helicópteros, com uma linha de montagem do modelo H135 em Qingdao.


Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias