Airbus anuncia mais velocidade na internet nos aviões, através de nova antena e radome

Airbus A350-900 – Imagem ilustrativa – Fonte: Don-vip / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A Airbus informa nesta terça-feira, 14 de junho, que lançou o Airspace Link HBCplus, sua nova solução flexível de conectividade via satélite que será oferecida às companhias aéreas como uma opção a ser instalada tanto na linha de produção quanto através de retrofit em todos os modelos de aviões da Airbus.

O HBCplus, que inicialmente abrange serviços de banda Ka, permitirá que as companhias aéreas se conectem a uma variedade de provedores de serviços gerenciados (MSPs) por meio de um novo conjunto certificado de terminal e radome (carenagem protetora), construído como parte da aeronave. No futuro, está planejado estender o HBCplus para incluir MSPs que oferecem serviços de banda Ku.

André Schneider, VP Cabin & Cargo Program da Airbus disse: “Estamos entusiasmados em oferecer às companhias aéreas uma nova solução de serviço de conectividade que proporcionará maior velocidade e confiabilidade para a experiência do passageiro e mais flexibilidade. Juntamente com nossos principais parceiros do setor, temos o prazer de possibilitar futuras oportunidades de negócios de conectividade no contexto do ecossistema aberto Airspace Link.”

Para este fim, a Airbus selecionou o líder de conectividade satcom Inmarsat como o primeiro MSP, contribuindo com sua solução de banda larga a bordo GX Aviation, que oferece uma experiência confiável e contínua aos passageiros com cobertura global e capacidade para crescimento futuro. MSPs adicionais se juntarão à oferta HBCplus no devido tempo.

Enquanto isso, a Safran Passenger Innovations (SPI) foi selecionada como fornecedora de terminais e integradora de hardware da tecnologia de antenas da ThinKom – voltada para serviços de banda Ka que oferece alta taxa de transferência de dados e confiabilidade, combinada com economia de combustível das aeronaves graças ao radome de menor arrasto da antena.

Imagem: Airbus

Assim, o Airspace Link HBCplus fornece conectividade off-board baseada em satcom para o ecossistema aberto Airspace Link, representando uma oferta completa da Airbus.

Essa solução, que permite a troca de dados como um sistema de aeronaves perfeitamente integrado, está idealmente posicionada para desbloquear a capacidade futura de serviços digitais e o crescimento da demanda, permitindo que as companhias aéreas ofereçam a melhor experiência de conectividade de passageiros em um mercado em crescimento exponencial.

Infirmações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias