Airbus Beluga XL sai dos hangares pela primeira vez

O Airbus Beluga XL, a versão de transporte especial do Airbus A330, já está com sua fuselagem pronta. A aeronave foi feita para transportar peças para montagem de outras aeronaves da Airbus e foi fotografada em Toulouse pelo fotográfo Clément Alloing.




A aeronave substitui o A300-600ST Beluga, que é uma versão do primeiro avião da Airbus, o A300. O nome Beluga é alusão à espécie de baleia homônima, e que muito se assemelha com o formato da fuselagem do Airbus que acomoda peças de aeronave como asas e fuselagem.

Inclusive o Beluga XL terá um desenho de baleia, escolhido pelos funcionários da Airbus. A nova geração do Beluga pode levar até duas asas de A350 ao mesmo tempo, facilitando o trabalho da Airbus, que conta com fornecedores por toda a Europa. Além de dobrar a capacidade em relação ao anterior, o BelugaXL será um dos aviões com maior volume interno já fabricados.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

DECEA registra cerca de 310.000 operações não tripuladas com drones em...

0
O ano de 2022 somou mais de 310.000 operações não tripuladas, o que demonstra o desenvolvimento acelerado desse novo modal aéreo.