Airbus BelugaXL passa a ser empregado na planta de Getafe

O BelugaXL recentemente expandiu seu alcance operacional adicionando as instalações da Airbus em Getafe, Espanha, à sua rede. Esta aeronave, a segunda a voar, está trabalhando ao lado dos cinco antecessores BelugaST, que são baseados no A300-600.

Agora, a nova aeronave operará vários voos por semana, transportando os estabilizadores horizontais da família Airbus e a seção 19 da fuselagem do A350 XWB (fabricadas em Getafe), além de parte da asa do A350 XWB (fabricadas em Illescas), para as outras instalações da Airbus em Toulouse, Hamburgo e Broughton.

A própria planta de Getafe também possui um hangar de 7.200 m², dedicado às operações de carregamento e descarregamento da frota Beluga. Além de suas missões em Getafe, o novo transportador também leva outras partes importantes de aeronaves entre os vários locais da Airbus.

O primeiro BelugaXL voou em julho de 2018. A aeronave número 1, o primeiro protótipo, não está atuando na linha de frente, mas sim é usada em testes e ensaios de voo. Dessa forma, o número 2 é o único, por enquanto, a estar em serviço ativo, levando partes de aeronaves entre as plantas e sua entrada em serviço se deu em 9 de janeiro deste ano. A aeronave número três fez seu primeiro voo em julho deste ano e entrará em serviço no quarto trimestre de 2020.

Até 2023, um total de seis aeronaves BelugaXL, cuja plataforma é baseada no A330, estarão operando entre os locais da Airbus na Europa. Lançado em novembro de 2014, o programa BelugaXL recebeu a Certificação de Tipo pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) em novembro de 2019, após uma intensa campanha de testes de certificação, que completou mais de 200 testes de voo, com mais de 700 horas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias