
O BelugaXL recentemente expandiu seu alcance operacional adicionando as instalações da Airbus em Getafe, Espanha, à sua rede. Esta aeronave, a segunda a voar, está trabalhando ao lado dos cinco antecessores BelugaST, que são baseados no A300-600.
Agora, a nova aeronave operará vários voos por semana, transportando os estabilizadores horizontais da família Airbus e a seção 19 da fuselagem do A350 XWB (fabricadas em Getafe), além de parte da asa do A350 XWB (fabricadas em Illescas), para as outras instalações da Airbus em Toulouse, Hamburgo e Broughton.
A própria planta de Getafe também possui um hangar de 7.200 m², dedicado às operações de carregamento e descarregamento da frota Beluga. Além de suas missões em Getafe, o novo transportador também leva outras partes importantes de aeronaves entre os vários locais da Airbus.
O primeiro BelugaXL voou em julho de 2018. A aeronave número 1, o primeiro protótipo, não está atuando na linha de frente, mas sim é usada em testes e ensaios de voo. Dessa forma, o número 2 é o único, por enquanto, a estar em serviço ativo, levando partes de aeronaves entre as plantas e sua entrada em serviço se deu em 9 de janeiro deste ano. A aeronave número três fez seu primeiro voo em julho deste ano e entrará em serviço no quarto trimestre de 2020.
Até 2023, um total de seis aeronaves BelugaXL, cuja plataforma é baseada no A330, estarão operando entre os locais da Airbus na Europa. Lançado em novembro de 2014, o programa BelugaXL recebeu a Certificação de Tipo pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) em novembro de 2019, após uma intensa campanha de testes de certificação, que completou mais de 200 testes de voo, com mais de 700 horas.