
A Airbus Canada anunciou nesta sexta-feira (3) que alcançou um acordo trabalhista com os 1.300 funcionários sindicalizados de sua unidade em Mirabel, em Quebec, no Canadá. Após vários meses de negociações, os funcionários responsáveis pela montagem da aeronave A220, representados pela Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais (IAMAW), ratificaram o acordo inicial em cerca de 77%, incluindo a adoção de ajustes recomendados pelo conciliador designado pelo Ministério do Trabalho.
Esse novo contrato de trabalho posiciona a Airbus como a principal empregadora de escolha na indústria aeroespacial de Quebec. A maior flexibilidade obtida com esse acordo facilitará um equilíbrio melhor entre os turnos e a transferência de conhecimento entre os funcionários mais experientes e os que ingressaram recentemente na empresa.
Essa condição é essencial à medida que a produção do A220 aumenta. Isso permitirá uma maior eficiência para produzir um número maior de aeronaves A220 e atingir o ponto de equilíbrio para o programa da aeronave em 2026.
O novo acordo coletivo de cinco anos inclui:
– Aumento salarial de 23% (8%, 3% e 4% nos anos subsequentes), além de uma parte retroativa; • Melhor acesso ao seguro de grupo, com cobertura estendida; • Política de férias e plano de aposentadoria melhorados; • Aumento significativo nos prêmios noturnos e a adição de um novo prêmio noturno e noturno excepcional para promover a transferência de conhecimento.
“Com este novo acordo, a Airbus Canada e seus funcionários de Mirabel estão estabelecendo as condições vencedoras para garantir o sucesso a longo prazo do A220, cuja taxa de produção está prevista para quase dobrar nos próximos dois anos. Estamos muito satisfeitos por termos ratificado este novo acordo, para que possamos continuar trabalhando com nossos funcionários, cuja expertise e comprometimento possibilitam a fabricação de uma das melhores aeronaves do mundo, aqui no Quebec”, disse Benoît Schultz, CEO da Airbus Canada.
Os trabalhadores de Mirabel que montam o A220, a mais recente aeronave de corredor único em sua categoria, são fundamentais para o sucesso da aeronave. O acordo reflete o compromisso mútuo de ambas as partes com o sucesso a longo prazo do A220, do site de Mirabel e da crescente presença da Airbus no Quebec.