Início Indústria Aeronáutica

Airbus chega à impressionante marca de 10.000 A320 entregues

Muitos vão se lembrar de quando, há um ano, a Airbus fez uma pequena celebração de entrega do jato da família A320 de número de série (MSN) 10.000, referindo-se ao décimo-milésimo jato do modelo produzido. Pois, agora, um ano depois, a fabricante acaba de entregar o 10.000o jato da sua família de aeronaves mais vendida.

Pode parecer confuso, mas para explicar de forma simples, imagine que cada avião que sai da linha de montagem da Airbus tem um número sequencial (MSN 1, MSN 2, MSN 3, e assim por diante). No entanto, pense que ao longo dos meses e anos, empresas aéreas fecham as portas, postergam ou desistem de encomendas e que aeronaves já produzidas acabam ficando paradas nos pátios da Airbus, esperando pelo sinal verde de seu dono ou então o repasse a outro operador.

Durante a pandemia, o setor aéreo virou do avesso e, portanto, muitas entregas foram reprogramadas, inclusive de aviões prontos há mais de um ano. Então, embora a Airbus tenha produzido 10.000 jatos da família A320, ela ainda não tinha entregue 10.000, mas uma quantidade um pouco inferior.

Esse número de entregas foi finalmente batido em agosto, quando a Airbus passou a contar 10.004 unidades entregues aos seus donos. Quem recebeu a aeronave, no entanto, é uma incógnita. Nossos colegas do aeroTELEGRAPH apontam para três candidatos em potencial: Indigo, China Eastern ou a Gulf Air. Isso porque todos eles foram entregues no dia 30 de agosto, o dia em que a marca foi batida.

Um ponto interessante colocado pelo aeroTELEGRAPH é que a fabricante europeia de aeronaves levou 23 anos para entregar o número 5.000 em sua série de best-sellers em 2012. Depois disso, ele levou apenas oito anos para entregar o número 10.000.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile