Airbus comunica que entregas de aeronaves de fuselagem estreita serão atrasadas

Imagem: Airbus

O fabricante europeu de aeronaves Airbus está alertando seus clientes – companhias aéreas e arrendadores – que eles podem esperar atrasos nas entregas das aeronaves de fuselagem estreita da família A320 em 2024.

A Família A320 são os aviões mais vendidos da empresa. Sua carteira de pedidos (o número de aviões encomendados e não entregues) se estende até o início da próxima década. Destas, várias centenas de unidades que devem ser entregues a curto prazo foram adiadas em “cerca de três meses“.

A Airbus confirmou os atrasos em comunicado à Reuters, observando que afetam principalmente o A321neo. No entanto, o fabricante reafirmou suas metas de produção para 2024 e depois.

Os últimos anúncios aumentam os protestos dos clientes – tanto da Airbus quanto da rival Boeing – sobre atrasos nas entregas de curto prazo em meio a problemas contínuos na cadeia de suprimentos. As tensões foram exacerbadas pelo fato de que os atrasos na entrega de aeronaves são notificados com cada vez menos antecedência, conforme informa o Aviacionline.

Tentamos ser o mais transparentes possível para dar previsibilidade aos nossos clientes”, disse um porta-voz da Airbus. No entanto, mais de uma pessoa ligada ao setor afirma que ainda luta para obter as informações oportunas para o planejamento de suas redes. “Continuamos recebendo informações aos poucos“, disse uma das fontes da Reuters, acrescentando que os atrasos sugerem que as cadeias de suprimentos não estão melhorando significativamente.

Os atrasos não incluem mudanças no cronograma para 2023, que já foi reduzido para 720 entregas. Segundo especialistas, ainda não é possível determinar se a Airbus atingirá essa meta, após fechar um primeiro trimestre abaixo do esperado.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias