Airbus concluiu aquisição da fabricante de sistemas aéreos não tripulados (UAS), Aerovel

A Airbus anunciou a conclusão da aquisição da fabricante de sistemas aéreos não tripulados (UAS), Aerovel, ampliando sua presença no mercado de UAS táticos. Embora os detalhes financeiros da transação, anunciada pela primeira vez em janeiro, não tenham sido divulgados, o negócio promete significativas oportunidades para a Airbus.

A aquisição da Aerovel proporciona à Airbus maior exposição ao mercado de UAS táticos através do produto Flexrotor da empresa adquirida. O Flexrotor UAS tem um peso máximo de lançamento de 25 kg e é projetado para missões ISTAR – inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento.

O Flexrotor tem uma autonomia de 12 a 14 horas e pode decolar e pousar verticalmente, reduzindo assim sua pegada ao lançar de terra ou de navios. Ele também é capaz de operar em ambientes sem disponibilidade de GPS.

A unidade responsável pela nova aquisição será a Airbus Helicopters, onde o Flexrotor se juntará ao rotorcraft não tripulado VSR700, que está em desenvolvimento.

Mathilde Royer, chefe de estratégia e sustentabilidade da Airbus Helicopters, destaca a importância da aquisição: “Cada vez mais vemos forças armadas e agências parapúblicas ao redor do mundo buscando investigar como os sistemas aéreos não tripulados podem fortalecer suas capacidades de inteligência e vigilância”, afirma.

Ela adiciona: “O Flexrotor, como um UAS de decolagem e aterrissagem vertical, se encaixa em nossa estratégia para expandir nossas ofertas de UAS. Juntamente com o VSR700, continuaremos a desenvolver equipes tripuladas e não tripuladas para oferecer aos nossos clientes as capacidades de missão aprimoradas e expandidas que eles exigem para monitorar e proteger suas comunidades e infraestrutura crítica, preservando ativos essenciais, como helicópteros”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Parceria busca reduzir riscos aviários no Aeroporto Bartolomeu Lisandro e Heliporto...

0
Trabalho em conjunto firmado em reunião realizada nesta quinta-feira visa promover a segurança de voos e a preservação ambiental da região.